O Código aberto, também chamado Open Source, refere-se ao código de um programa que se distribui livremente (inclusive de maneira gratuita) e que pode ser usado e modificado pelos usuários sem nenhuma restrição.
Uma boa analogia seria, por exemplo, de uma receita. Uma receita Open Source seria pública, ou seja, qualquer pessoa poderia conhecer os ingredientes, o processo de elaboração e inclusive poderia modificá-la para melhorar o sabor do prato. Se alguém quisesse conhecer uma receita que não fosse do “código aberto”, teria que pagar uma licença para poder usá-la e além disso, não seria permitido modificá-la e muito menos distribuí-la.
Qual é a diferença entre software livre e código aberto?
Na prática, é bem comum confundir estes dois termos e, às vezes, vemos que são utilizados como equivalentes. Todo o software livre é de código aberto, mas nem todos os softwares de código aberto são livres.
O código aberto são considerados mais flexíveis em suas regras que o software livre, porque permite que as empresas e os desenvolvedores coloquem certas restrições de uso e de licenças sempre com a finalidade de proteger a integridade do código. O software livre em termos de restrição, por sua parte, deve seguir literalmente os quatro princípios de liberdade de Richard Stallman:
- Existe liberdade de executar o código da forma e para o que for necessário;
- O código fonte pode ser conhecido e modificar-se em sua totalidade;
- O código pode ser distribuído livremente (de forma gratuita ou paga)
- As modificações do código também podem ser distribuídas livremente (de maneira gratuita ou paga).
Exemplos de programas de código aberto
Alguns programas, plataformas e linguagens de uso muito extenso que são considerados open source:
- O sistema operacional Linux
- Android do Google
- Open office
- O navegador Firefox
- VCL Media player
- Moodle
- O antivirus ClamWin
- O sistema de gestão de conteúdos WordPress
Isso significa que qualquer pessoa pode acessar o código e modificá-lo para criar novas extensões, reparos ou soluções. Linux, por exemplo, é a referência por excelência do código aberto e com ele podem ser criados programas novos a partir do núcleo Kernel.
Em outro exemplo, a abertura do Android é justamente o que permite que qualquer desenvolvedor possa criar aplicativos compatíveis e como consequência existem milhares e milhares de aplicativos que solucionam quase que qualquer necessidade.
O fato de que WordPress e o Firefox sejam códigos abertos, implicam que venham a existir uma enorme variedade de plugins compatíveis que foram desenvolvidos de forma independente.
Você também gostará de ler: O que é Tag H1?
O que é o software proprietário?
Refere-se ao software pensado como uma solução completa com todas as funcionalidades que o usuário poderia requerer. Windows é um dos exemplos mais claros. Seu pacote está desenhado para cobrir uma ampla gama de necessidades de trabalho, mas não se pode modificar o código e além disso, a licença não é gratuita. Distribuí-lo livremente ou com fins lucrativos é ilegal.
Vantagens do código aberto
- O código pode ser conhecido e modificado para resolver problemas ou adaptar-se a necessidades específicas.
- Mantém-se em constante melhoria graças a intervenção, revisão e novas ideias dos desenvolvedores.
- As modificações ao código podem ser distribuídas de maneira livre.
- Combate práticas pouco éticas de degradação, monopolização e preços caros de software.
- Promove padronizações de qualidade ainda mais altos
- Permite dar continuidade nos projetos, ainda quando os programadores responsáveis o modifiquem.
Veja também: O que é CSS?
Para saber mais sobre Código aberto
O open source e o software livre são ferramentas de trabalho imprescindíveis para todos os desenvolvedores e para as empresas que também podem se beneficiar bastante de todos eles. Se você quer se aprofundar no tema, revise os recursos de aprendizagem adicionais que selecionamos para você:
- Software de Código Aberto: o que é e quais as suas vantagens – Sambatech
- O que é Software Livre – CanalTech
- 20 alternativas de programas famosos do Windows para Linux – Canaltech
- 41 softwares para linux que são a alternativa para qualquer outro que você utiliza hoje – E-tinet
- Projetos de big data de código aberto que irão revolucionar seus negócios – Big Data Week
- Manifesto GNU – De GNU.org
- Open Source Guide – De Open Source Guide
Precisa de ajuda com seu projeto de código aberto?
Na Workana você pode encontrar programadores e desenvolvedores freelancers familiarizados com programas de código aberto que te ajudarão a encontrar as soluções exatas que se adaptam com as necessidades da sua empresa ou projeto.
Mais conselhos sobre a contratação freelance em: Como formar uma equipe de programadores freelancers?
O que é Workana?
Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.