O desenho técnico é uma modalidade de expressão ou representação gráfica de diferentes tipos de objetos. Seu principal objetivo é facilitar a análise das informações e características mais importantes destes objetos, auxiliando nos posteriores processos de design, construção ou fabricação e manutenção.
Hoje em dia, os profissionais de desenho técnico utilizam, principalmente, meios informáticos para elaborar suas representações, com a ajuda de programas como AutoCad e Revit. E graças aos avanços tecnológicos e à diversificação de recursos de design, atualmente, podemos contar com maior precisão e riqueza de detalhes. Além de simplificar a vida cotidiana destes especialistas, é claro…
Porém, o ‘clássico’ desenho técnico em folhas de papel ainda está vigente, principalmente nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção civil, onde os planos/esboços ‘físicos’ continuam sendo documentos de suporte importantes (embora sejam substituídos, cada vez mais, por suas versões digitais).
Como se faz e para que serve o desenho técnico?
O grande pilar do desenho técnico é a geometria descritiva, pois, utilizando projeções ortogonais, os desenhistas técnicos conseguem “prever” e representar graficamente como serão as diferentes vistas ou perspectivas de um objeto.
De que tipo de objeto estamos falando? Sem exagerar, de vários!!! Desde produtos e peças de diferentes tamanhos, até máquinas, edifícios e planos de urbanizações… E é por isso que os desenhistas técnicos podem colaborar em projetos de diferentes áreas ou segmentos.
Outro ponto importante, para entender exatamente o que é o desenho técnico, é saber que este tipo de representação gráfica foca em evidenciar três características do objeto (seja ele qual for): a forma, a posição e a dimensão. Cabe ao desenhista técnico aplicar seus conhecimentos e habilidades para adaptar o “como” representar cada uma destas variáveis, dando origem a cortes, vistas e escalas, de acordo com o objeto que deve ser representado e as necessidades de cada projeto.
Tipos de desenho técnico
Dentro do desenho técnico, faz-se uma divisão mais geral que tem a ver com a natureza dos desenhos produzidos e sua finalidade. Então, temos duas grandes áreas:
- Desenho técnico projetivo: focado nas projeções do objeto, que correspondem às vistas ortográficas, ou seja, figuras de projeções ortogonais que podem ser expressadas em um ou vários planos para incluir uma maior riqueza de detalhes, e as perspectivas, isto é, figuras de projeção em um único plano, cujo principal objetivo é melhorar a visualização e a compreensão do objeto;
- Desenho técnico não-projetivo: aqui, as representações derivam de cálculos algébricos que se expressam por meio de gráficos, esquemas, diagramas,etc.
A primeira área (projetiva) desempenha funções importantes em todas as ramas da Arquitetura e Engenharia, dando origem a diferentes modalidades ou especializações dentro do desenho técnico. As principais são:
- Desenho técnico mecânico;
- Desenho técnico de estruturas;
- Desenho arquitetônico;
- Desenho de máquinas;
- Desenho eletrônico/elétrico;
- Desenho técnico de tubulações;
- Desenho técnico de moda, etc.
Veja também: O que é Sketchup
O que um desenhista técnico faz?
O/A desenhista técnico será o profissional responsável por descrever e expressar uma ideia (de um produto, edificação, equipamento, etc.) por meio de procedimentos e regras. Além das habilidades técnicas e do conhecimento destas normas, o exercício de sua profissão requer uma excelente visão espacial (que, logicamente, pode e deve ser treinada).
Esta é, justamente, uma grande diferença entre o desenho técnico e o desenho artístico! O último – o artístico – permite um enorme grau de liberdade na criação de representações livres, segundo a visão do desenhista/artista, dando origem a obras que provocam emoções e disparam reações psicológicas no público. Já o primeiro, o técnico, deve se ater a padronizações nacionais ou internacionais (em termos de linhas, números, símbolos, letras) para usar a linguagem gráfica de forma confiável e facilitar a compreensão do desenho, que posteriormente será materializado.
Neste sentido, é importantíssimo ressaltar que, no Brasil, a atividade do desenho técnico está normatizada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Isto significa que é necessário cumprir uma série de parâmetros para criar e apresentar estas representações gráficas, a fim de garantir sua qualidade, confiabilidade e segurança.
Confira alguns procedimentos fundamentais do desenho técnico que estão regulados pela ABNT no Brasil:
- Princípios gerais de representação gráfica no desenho técnico (Procedimento)
- Requisitos para representação de linhas e escrita
- Representação de área de corte por meio de hachuras em desenho técnico
- Requisitos para apresentação em folhas de desenho
- Representação simplificada em estruturas metálicas
Todas as normas publicadas estão disponíveis no site da própria ABNT. E se você se interessa pela área e quer saber o que precisa estudar para ser desenhador técnico, confira este curso do SENAC. Vale lembrar que o desenho técnico é uma das matérias mais importantes na faculdade de Arquitetura e nas diferentes ramas da Engenharia, mas também pode ser estudado em cursos técnicos.
Para saber mais sobre desenho técnico:
Para continuar se aprofundando nesta área e suas diferentes modalidades, não deixe de conferir a seleção de recursos que preparamos para você:
- Vistas, tipos de linhas e mais: tudo o que você precisa saber sobre desenho técnico – De VivaDecora
- Desenho Técnico: Conceitos e Projetos Básico de Arquitetura – De Arkpad
- 15 Instrumentos e materiais de desenho técnico – De MaestroVirtuale
- Desenho técnico mecânico: conheça os programas utilizados – De Blog Ciser
- Confira 6 programas para engenharia civil fundamentais sua carreira – De Faro
- Lista de 10 Programas de Arquitetura inteiramente gratuitos! – De Fluxo Consultoria
- 5 Softwares para facilitar o seu trabalho na Engenharia e na Construção Civil – De Brasil Atex
- Curso Online de AutoCAD Básico 2D para Iniciantes – De Udemy
Precisa de ajuda para criar desenhos técnicos?
Na Workana, temos um rico Diretório de freelancers capacitados em todas as ramas do design, engenharia e desenho técnico, além de especialistas em AutoCAD e arquitetos. Independente do porte da sua empresa ou negócio, ou de se você está apenas dando o pontapé inicial numa ideia inovadora, nossa plataforma te ajudará a encontrar o melhor talento independente à sua medida.
Porém, se você não sabe exatamente quais habilidades são necessárias para desenvolver essa ideia, publique um projeto grátis na Workana e receba propostas de profissionais qualificados.
Aproveite para conversar com os candidatos e definir todos os detalhes do projeto, prazos de entrega, o orçamento e a melhor metodologia de trabalho. Clique aqui e comece agora!
O que é Workana?
Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.