O que é Sketchup

Sketchup é um modelador 3D, ou seja, um software destinado à criação e ao desenvolvimento de modelos 3D. Sua ampla variedade de recursos permite elaborar inúmeras formas e volumes para compor projetos 3D de ambientes e objetos mais realistas e inseridos no contexto onde serão apresentados ou construídos no “mundo físico”. 

Por isso, Sketchup é amplamente utilizado por arquitetos, engenheiros civis, designers de interiores, de exteriores e de produtos/manufaturas, já que seus modelos 3D otimizam a apresentação comercial e oferecem uma melhor percepção visual aos clientes ou consumidores. 

Desta forma, estes profissionais conseguem transmitir com maior riqueza de detalhes suas ideias e os clientes têm maior facilidade para compreendê-las e propor as melhorias necessárias para alcançar os objetivos desejados. 

Para que serve Sketchup? 

Como dizíamos, o Sketchup é um software próprio para modelagem 3D, mas você poderia estar se perguntando porque isto é importante ou como facilita nossa vida. E a verdade é que por muitos motivos e de várias maneiras. 

Para entender melhor, te propomos parar para pensar um instante no quão difícil deveria ser e quanto tempo deveria levar, lá na época de Da Vinci, Bonanno ou Diotisalvi, por exemplo, elaborar um esboço de um novo edifício. Fora as dificuldades de fazer correções ou adaptações por segurança ou outros motivos… Vindo para um tempo mais próximo ao nosso, imaginemos quanto esforço e quantas horas de dedicação um grande arquiteto como Niemeyer tinha que dedicar para traçar com perfeição as inconfundíveis linhas de cada um dos seus projetos… 

Quer um exemplo mais “pé no chão”? Então, digamos que você queira contratar um designer para otimizar o uso dos espaços e da infra-estrutura na sua empresa ou casa, ou que está se preparando para lançar um novo produto da sua marca e quer ter a certeza de que todos os detalhes, desde as características técnicas, o formato, o aspecto (etc.) estão pensados para captar a atenção dos consumidores e oferecer a melhor experiência possível

Você teria mais facilidade para entender a proposta do profissional se somente o escutasse e visse um desenho “plano” (2D), ou se tivesse à sua disposição um modelo digital em três dimensões (3D), no qual se aprecia com clareza as dimensões, o design e a localização de cada objeto, bem como sua intervenção no ambiente e sua relação com os outros elementos que nele se inserem? 

Então, tudo isso se tornou muito mais fácil, rápido e flexível com softwares de modelagem 3D como Sketchup, que simplificam o processo de renderização (Rendering), permitindo criar modelos tridimensionais de alta qualidade e precisão, a partir dos quais podem ser obtidas imagens digitais que simulam de maneira realista ambientes e objetos, incluindo aspectos chave como a incidência de luz natural ou artificial e os materiais utilizados em sua composição/fabricação. 

Com Sketchup, é possível criar desde modelos arquitetônicos mais simples, para a construção de casas e prédios ou a estruturação dos ambientes internos e externos destas construções, até maquetes de topografias mais complexas para o planejamento urbano, além do design de produtos para diferentes segmentos (excelente para marcenaria, carpintaria e decoração).

Exemplos de projetos 3D criados em Sketchup

Como sabemos que uma imagem vale mais que mil palavras, queremos compartilhar alguns exemplos de modelos 3D realizados com Sketchup. Comecemos por este projeto da Starbucks, que utilizou este software para personalizar o design de várias de suas lojas nos Estados Unidos. 

projetos 3D com Sketchup - modelo starbucks

projetos 3D com Sketchup - modelo starbucks
Fonte: Blog Sketchup 

Agora, vejamos estes modelos criados pela Callison RTKL, um prestigioso escritório de arquitetura que também utiliza Sketchup em seus projetos ao redor do mundo: 

exemplos de projetos em sketchup - callison RTKL
Brent Cross Shopping Center – Londres (Fonte: Blog Sketchup)
exemplos de projetos em sketchup - callison RTKL
Mercedes Platz – Berlin (Fonte: Blog Sketchup)

Por último, confira estes projetos de casas residenciais feitos pela empresa de design Trilogy Partners, com sede no Estado de Colorado (EUA), usando as ferramentas profissionais de Sketchup: 

exemplos de projetos em sketchup - casas residenciais
Fonte: Blog Sketchup

Como funciona Sketchup?

O software disponibiliza diferentes opções de planos para uso pessoal e profissional, com preços especiais para estudantes e educadores, além de uma versão gratuita com fins educacionais para alunos e professores do ensino fundamental ou médio com conta no GSuite ou Microsoft Education. E todos os usuários podem desfrutar de um teste grátis durante 30 dias. 

A grande diferença entre as versões do Sketchup são as ferramentas fornecidas ao usuário para a criação de modelos 3D com maior ou menor complexidade. Logicamente, a versão gratuita (free) conta com recursos mais básicos para uso pessoal (e não profissional), porém, eficientes.

O mais interessante é que possibilita baixar modelos 3D de produtos “do mundo real” a partir da biblioteca do Sketchup (3D Warehouse), entre os quais encontramos móveis, artigos de iluminação e decoração, elementos de escritório, etc. Com a inclusão destes objetos, se torna muito mais simples projetar ambientes realistas, inclusive não contando com as ferramentas profissionais do software.

Olha só todas as categorias da biblioteca do Sketchup e a versatilidade dos modelos que encontramos dentro delas:  

categorias na biblioteca 3d de sketchupmodelos 3d na biblioteca de sketchup ejemplos de modelos 3d na biblioteca de sketchup
Já as versões Pro pensadas para profissionais, além do acesso à biblioteca, oferecem recursos avançados, ideais para projetos 3D mais robustos ou que requerem uma apresentação mais detalhada. Alguns dos recursos mais úteis são: a possibilidade de importar e exportar os arquivos criados em Adobe Illustrator ou AutoCad, a opção de criar “folhas de projetos” para elaborar esboços bidimensionais com grande riqueza de detalhes, e a integração com plugins para expandir funcionalidades

Além disso, o plano mais “TOP” (SketchUp Studio), disponível apenas para Windows, permite visualizar os projetos em tempo real e de forma interativa durante a modelagem, assim como exportar panoramas em 360º e animações totalmente renderizadas. 

Vantagens de usar Sketchup para modelagem 3D

  • Seu uso é bastante intuitivo em comparação com outros modeladores 3D, com ferramentas bem definidas e de rápida aprendizagem. 
  • Conta com uma gigantesca biblioteca de modelos 3D, a partir da qual é possível baixar modelos de produtos do “mundo real” para moldar e customizar os ambientes.
  • Também é possível criar bibliotecas personalizadas com amostras de materiais, texturas e fotos, além de compartilhá-las com os integrantes da equipe de trabalho. 
  • Sketchup permite realizar tours pelos modelos de projeto no escritório ou no local em escala 1:1, por meio de seus aplicativos móveis e de RA/RV. 
  • Inclui uma função de geolocalização que permite posicionar o projeto com precisão em suas latitudes e longitudes no “mundo físico”, assim como realizar estudos de insolação e ventos bastante fiéis à realidade. 
  • Também incorpora uma função de cálculos de área que é extremamente útil para definir orçamentos em construções e reformas de ambientes, principalmente gastos com pintura e revestimento. 
  • A empresa Trimble, atual proprietária do Sketchup, está investindo pesado na tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informações da Construção), e já oferece o serviço “Trimble connect”, que fornece suporte para projetos colaborativos nesta área e possibilita a hospedagem na nuvem com a opção de trabalhar remota e simultaneamente desde diferentes lugares do mundo. 

Para saber mais sobre Sketch Up:

Se quiser se aprofundar ainda mais nas funcionalidades e ferramentas deste software de modelagem 3D, não deixe de conferir essa seleção de recursos gratuitos que preparamos para você: 

Precisa de ajuda em um projeto de modelagem 3D e renderização?

Embora você possa acessar a versão gratuita ou adquirir um plano profissional do Sketchup, sem dúvidas, contar com a ajuda de um profissional qualificado é a melhor maneira de tirar o máximo proveito de seus recursos para criar projetos realmente inovadores e eficientes. 

Na Workana, você pode contratar os melhores talentos independentes especializados em modelagem 3D e renderização tridimensional de maneira rápida e flexível, por um preço fixo ou por horas. Acessando nosso Diretório de Freelancers, você encontra designers, arquitetos e engenheiros com ampla experiência no uso de Sketchup

Se preferir, publique seu projeto grátis na plataforma e receba as propostas dos profissionais interessados. Converse com eles, esclareça qualquer dúvida, negocie o orçamento e selecione o perfil mais indicado para desenvolver o seu projeto e te ajudar a alcançar seus objetivos. Clique aqui e comece agora!

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.