O Que é C++ ?

C++: Qué es, Para qué sirve, Cómo funciona

C++ é uma linguagem de programação orientada a objetos muito poderosa, a qual evoluiu a partir da extensão da linguagem informática “C”, que continua sendo usada, hoje em dia, para programação estruturada de alto nível e desempenho, como sistemas operacionais, videogames e aplicativos na nuvem.

Trata-se de uma das ferramentas de programação mais versáteis e completas, por isso, um programador C ++ experiente é um perfil profissional muito requisitado em todo tipo de projeto tecnológico.

O que um programador C++ faz?

C ++ não é uma das linguagens de programação mais recentes, porém, é tão abrangente que continua sendo utilizada com sucesso para desenvolver:

Também é importante mencionar que nem todos os projetos informáticos precisam ser desenvolvidos em linguagem C ++. Muitas vezes, uma linguagem mais visual, intuitiva ou especializada é uma opção igualmente eficiente e mais simples. Atualmente, C ++ é recomendado para projetos muito específicos e de alta complexidade, por exemplo, programas de criptomoeda e videogames de realidade aumentada.

Aprenda mais em: Quais são as linguagens de programação mais populares?

Como funciona a linguagem C++?

C++ evoluiu a partir de “C”, uma das linguagens mais populares no início dos anos setenta, desenvolvida por Dennis Ritchie, que permitiu a construção dos primeiros sistemas operacionais complexos, como o Unix.

As linguagens de programação são a maneira pela qual nos comunicamos com as máquinas para ordenar certas ações e sequências. A linguagem de programação mais básica é o sistema binário, mas a chegada dos compiladores (programas que transformam códigos complexos em instruções mais simples que a máquina pode entender) deu lugar a linguagens de programação de alto nível. Uma delas foi, justamente, C++, desenvolvida por Bjarne Stroustrup em 1979. 

Estas linguagens se caracterizam por usar um código que não se baseia apenas em números e letras, mas também em regras de sintaxe lógica e variáveis similares às da linguagem humana

Por um lado, isto as torna muito mais fáceis de entender e muito mais poderosas. Por outro, permite tirar proveito do paradigma de programação orientada a objetos, simplificar o código e acelerar a velocidade do programa.

Mais informações úteis em: As 7 melhores técnicas para trabalhar com programadores freelance

Quais são as vantagens e desvantagens de C++? 

C ++ é uma das linguagens mais complexas de aprender, mas também uma das mais rápidas de executar. Entre suas principais vantagens encontramos:

  • Permite reutilizar blocos inteiros de código para desenvolver programas novos em menos tempo.
  • É multiplataforma e pode ser usada para desenvolver vários tipos de aplicativos.
  • Gera um código mais compacto e fácil de executar.

De acordo com a Pesquisa de Desenvolvedores de Stackoverflow (2019), C ++ está entre as 15 tecnologias de programação mais populares por sua grande versatilidade e poder. No entanto, oferece algumas desvantagens que levam muitos programadores a usar outras linguagens de programação mais amigáveis, como Python ou JavaScript:

  • Sua interface não é intuitiva.
  • É fácil cometer erros críticos e a depuração é complicada.
  • Sua curva de aprendizado é das mais longas.
  • Não é útil para criar web sites

Recomendado para você: Criação de sites: tudo que você precisa saber para criar um site com o melhor custo-benefício

Para saber mais sobre C++:

Se você quer continuar se aprofundando nos diversos usos e aplicações de C++, confira nossa seleção de recursos e tutoriais gratuitos: 

Precisa contratar um programador C++?

Na Workana, você encontra um Diretório de Desenvolvedores altamente especializados nas linguagens mais requeridas em projetos tecnológicos, inclusive programadores C++ freelancers

Se você não é especialista em programação, recomendamos criar seu projeto com todas as especificações e funcionalidades que necessita e deixar que os freelancers interessados ​​expliquem qual tipo de linguagem pode te oferecer mais benefícios. 

Além disso, te convidamos a conferir estas dicas para formar uma equipe de programadores freelance e conhecer os programadores que lideram nosso ranking em cada país.

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

PHP: Qué es, Para qué sirve y Cuáles son sus ventajas - Workana Glosario

O que é PHP?

O que é a “Gamificação”?

O que é Linkbuilding?