O que é HTML 5?

O que E HTML 5 - Workana Glossario

HTML 5  é uma linguagem de marcação de Hipertexto (HyperText Markup Language) que trabalha com as bases do HTML clássico, mas possui tags adicionais que permitem criar sites mais modernos e mais compatíveis com as tecnologias digitais atuais.

Neste sentido, é importante esclarecer que HTML não é uma linguagem de programação como tal, e sim umaforma de estruturar, interpretar e exibir o conteúdo de um documento web, por meio de tags e atributos que informam ao navegador o que cada elemento é (por exemplo, um subtítulo, um parágrafo , uma frase em negrito, uma lista de vários tópicos/bullets, etc).

HTML é, ao mesmo tempo, uma ferramenta e um “manual de boas práticas” para o desenvolvimento web, os quais permitem que um site tenha um formato unificado e padronizado, compatível com os diferentes navegadores.

Veja também: Quais são as linguagens de programação mais populares? 

Para que serve HTML 5?

Confira algumas vantagens de usar HTML 5:

  • Melhora a experiência do usuário nos navegadores mais usados (HTML5 é compatível com os navegadores Google, Safari, Firefox, etc.) e diferentes dispositivos (design responsivo).
  • Para conquistar um melhor posicionamento nos motores de busca (de fato, Google recomenda seu uso).
  • HTML 5 pode ser interpretado por inúmeros sistemas informáticos.
  • Permite que o Google exiba seu site com subseções na página de resultados.
  • Suporta funcionalidades multimídia e interativas, como vídeos ou formulários, não requerendo plug-ins.
  • Permite usar APIs de Javascript para incluir elementos complexos, como desenhos 3D ou mapas, diretamente no documento.
  • Possibilidade de realizar consultas SQL
  • Pode ser usado para criar aplicativos web.
  • Permite otimizar o tempo de carregamento de um site.
  • Melhor proteção das informações do site.

Recomendado para você: Criação de sites: tudo que você precisa saber para criar um site de graça ou com o melhor custo-benefício

Qual é a diferença entre HTML e HTML 5?

A linguagem HTML 5 evoluiu da HTML 4 e incorpora as chamadas “tags semânticas“, as quais permitem que o site seja indexado com maior precisão pelos motores de busca (algo essencial se você deseja atrair tráfego orgânico) e definir melhor a estrutura e os componentes de um site. 

Isto é possível porque fornecem não apenas instruções sobre a apresentação de um elemento de texto, como também informações sobre seu conteúdo ou relevância. Por exemplo, o HTML 5 permite que você classifique um conteúdo como um artigo, uma seção, um título, um Canvas de design, etc.

Mais informações úteis em: O que é Tag H1?

O que um programador HTML5 faz?

Um programador HTML5 é um profissional que domina as regras desta linguagem para construir sites responsivos e atualizados. Porém, cabe ressaltar que a programação em HTML 5 não é a mesma coisa que o design visual ou os “estilos”. 

Explicando um pouco melhor… Com as tags, indicamos ao buscador qual é a categoria ou o significado de cada elemento dentro de um documento, mas, para que a tela os exiba com a disposição, as cores, os tamanhos e a tipografia mais adequados, é preciso utilizar a linguagem CSS ou alguma das suas variantes. É por isso que o HTML 5 é mais uma habilidade difundida entre os web designers do que uma especialidade propriamente dita. 

Trabalhar com HTML 5 permite separar ainda mais o conteúdo da forma e criar sites que são altamente eficientes tanto para o algoritmo dos buscadores, como para os usuários de carne e osso. Geralmente, um programador HTML usa um programa especializado, como o notepad ++, que facilita a diferenciação entre as tags e o conteúdo.

Confira mais conselhos aqui: 8 perguntas que você deve fazer na hora de criar seu site

Como saber se estou usando HTML 5?

Para se aprofundar ainda mais no funcionamento e nos benefícios da linguagem HTML 5, veja esta seleção de recursos valiosos que preparamos para você: 

Precisa contratar um programador HTML5?

Na Workana, você encontra um Diretório de Programadores altamente especializados nas principais linguagens utilizadas atualmente, inclusive programadores HTML 5 freelance.  

Se você não é especialista no desenvolvimento de sites, recomendamos criar seu projeto com todas as especificações e funcionalidades que necessita e deixar que os freelancers interessados ​​expliquem qual tipo de desenvolvimento pode te oferecer mais benefícios. 

 E se você está pensando em ter sua própria loja virtual para vender online e conquistar mais clientes, não deixe de conferir nossas dicas neste artigo: Como montar uma equipe de freelancers para criar um e-commerce?

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

Arduino - O que é, Como funciona e Para que serve - Workana glossario

O que é Arduino?

O que é um chatbot?

O que é Copy?