O que é SEO?

SEO são as iniciais de Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Busca). Trata-se do conjunto de boas práticas que irão ajudar o seu site a aparecer entre os primeiros resultados quando alguém faz uma busca na internet de algo relacionado com o seu mercado.

As regras do SEO são determinadas pelo Google, que é o buscador que mais se utiliza no mundo. Sem dúvidas, estes critérios não são arbitrários, pois sua finalidade é que os usuários encontrem o que estão buscando da forma mais simples e intuitiva possível.

Para que um conteúdo seja considerado com um bom SEO, tem que ter qualidade, ou seja, ser relevante para o típico usuário e além disso, sua estrutura tem que ser de fácil interpretação para o algoritmo do Google.

Para que serve o SEO para uma empresa?

Como empresa, o SEO irá servir para que mais pessoas encontrem e visitem seu site web. De fato, não ter um site web e ter um site web sem SEO é praticamente a mesma coisa.

Muitas empresas e comércios dependem parcial ou exclusivamente de se promoverem e das vendas que são concretizadas por meio de suas páginas. E quanto mais tráfego é gerado, mais oportunidades tem de aumentarem sua base de clientes e prospectos.

Os cinco primeiros resultados da lista do Google geram cerca de 75% do tráfego; Portanto, se sua empresa se dedica à venda, por exemplo, de salgadinhos para eventos em São Paulo, é muito interessante que você apareça entre esses cinco primeiros resultados quando os usuários procuram coisas como:

  • Salgadinhos para festas em São Paulo
  • Salgadinhos para eventos em São Paulo
  • Catering para eventos São Paulo, etc.

Este artigo pode ser útil: Como impulsionar o crescimento de sua empresa através das redes sociais de forma orgânica

Para o usuário, qual a finalidade do SEO?

Como usuário, o SEO economiza um montão de tempo utilizado para buscar algo porque te traz primeiro os resultados mais relevantes e úteis. Além disso, te protege de sites que executam as más práticas, como falsas promessas ou redirecionamento automático.

Se você é um usuário que busca um serviço de salgadinhos para a sua festa, por exemplo, o SEO do Google trará resultados relevantes e te ajudará a não dar de cara com um site de arranjos florais para casamento ou ainda um curso online de cozinha. 

Qual é a diferença entre relevância e estrutura de SEO?

A relevância refere-se a utilidade real que o seu conteúdo tem para a necessidade do usuário. Está esclarecendo dúvidas ou está oferecendo o entretenimento que ele espera? Está levando diretamente para uma ferramenta que soluciona seu problema?

A estrutura tem haver com o quão simples é para o algoritmo do Google determinar para que tipo de busca seu conteúdo é relevante. Possui as palavras chaves adequadas? Os recursos multimídia estão corretamente marcados? A informação está em títulos, subtítulos, parágrafos, etc? É fácil para o usuário navegar no site?

Como você pode perceber, uma coisa está relacionada a outra. Inicialmente os critérios do SEO eram bastante básicos e qualquer um podia se aproveitar deles para conseguir grande quantidade de tráfego sem oferecer em troca um conteúdo realmente relevante. Hoje, o algoritmo do Google não apenas analisa essas armadilhas, mas também as identifica e penaliza severamente.

Também recomendamos: O que são as Keywords?

Como fazer SEO?

Fazer SEO é algo que não pode ser resumido em um só artigo explicativo. Existem literalmente milhares de coisas a serem consideradas e além disso, o Google frequentemente faz mudanças para seguir melhorando a qualidade das buscas, por isso que o SEO é uma especialidade que se atualiza de forma permanente. 

Mas se tivéssemos que definir uma fórmula bem generalista para fazer o SEO seria a seguinte:

  • Conhecer a sua Buyer persona ou Buyers personas.
  • Aprender como a sua Buyer Persona busca na internet pelos produtos ou serviços que você oferece.
  • Analisar o que os seus concorrentes estão fazendo e os resultados que estão obtendo.
  • Gerar conteúdo relevante para as dúvidas ou solicitações da sua Buyer Persona.
  • Cuidar que tal conteúdo seja fácil de descodificar e indexar para o Google.
  • Revisar a análise de seus resultados, identificar suas áreas de oportunidades e otimizar sua estratégia.

Você pode se interessar por: O que é Conteúdo Evergreen?

Aprenda mais sobre SEO 

O SEO é uma das disciplinas mais complexas que surgiram na era da informação digital. Não somente são aportados inúmeros fatores, mas além disso, trouxe mudanças constantes que precisam ser adaptadas às necessidades e a novas formas de buscar informações para os usuários.

Se você se animar em se aprofundar no assunto, veja esses recursos que selecionamos para você

Precisa de ajuda com o SEO de seu website?

Seja para otimizar o SEO de seu site, construir uma página com um bom SEO ou se beneficiar com toda a estratégia do Inbound Marketing, aqui na Workana você pode encontrar centenas de profissionais especializados em Otimização para motores de busca.

Se quer o melhor, aqui você encontra os 10 melhores freelancers em SEO de toda a plataforma

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é um chatbot?

remarketing

O que é Remarketing?

email marketing

O que é E-mail Marketing?