O que é Calendário Editorial?

O calendário editorial é uma ferramenta de planejamento de conteúdos. No contexto do Marketing Digital, normalmente ele é utilizado para planejar de maneira mensal os artigos de um blog empresarial.

Para que serve um calendário editorial?

O calendário editorial tem a função de manter a ordem e o controle na criação de conteúdos para a web, de acordo com os objetivos da estratégia. Estes objetivos partem do geral (ou seja, posicionamento e o tráfego) até o particular.

Por exemplo, uma empresa que quer incrementar o tráfego de seu site a partir das redes sociais, poderia dedicar um mês completo de seu calendário editorial a gerar artigos com um alto grau de viralização no Facebook. Outro mês, focar em torno de conteúdos para a Buyer Persona que chega através do Instagram e assim sucessivamente.

Outro exemplo. Se uma empresa de alimentos para cães e gatos acaba de lançar uma nova linha para raças pequenas e precisa posicionar Keywords relacionados, o calendário editorial para este período terá o objetivo de ganhar relevância através do SEO e visibilidade para as buscas que incluam estas palavras chaves.

Esse artigo pode ser útil: Por que sua empresa precisa de um blog e como solicitá-lo a um de nossos freelancers?

Quais são os elementos que devem incluir um calendário editorial?

Cada calendário editorial é construído de acordo com as necessidades de cada empresa, por isso todos são diferentes. Mas o que não pode faltar em nenhum deles é: 

Recorrência:

Qual será o período do calendário e quantos conteúdos serão gerados neste tempo? Um dos exemplos mais frequentes é o calendário editorial mensal com um ou dois artigos por semana.

Objetivos:

Qual é o objetivo geral de todos os conteúdos por período? Qual é o objetivo individual de cada um dos conteúdos? Obviamente, os objetivos individuais devem estar vinculados com o objetivo geral. Por exemplo, se o objetivo é aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais, um dos conteúdos podem estar focados em incrementar a visibilidade de uma rede social específica.

Confira também: Como impulsionar o crescimento de sua empresa através das redes sociais de forma orgânica

Público alvo:

Para quem será endereçado o conteúdo? O público alvo de uma marca pode ser muito amplo e ter variações sutis, mas estas variações são muito importantes. Por exemplo, um conteúdo voltado para mulheres jovens que amam viajar no estilo mochilão e outro voltado a mulheres jovens que amam viajar economicamente.

O nome e o tema de cada conteúdo:

Por exemplo, se o conteúdo busca aumentar o tráfego de mulheres amantes de viagens econômicas no Instagram. o conteúdo poderia ser uma grande galeria das “melhores viagens de mochilão para aventureiras como você”.

Palavras Chave:

Muitas vezes o objetivo de um conteúdo é posicionar um termo chave. Mas ainda que não seja, sempre é uma boa ideia aproveitar para melhorar o posicionamento das palavras chaves que ainda não tenham tanta força no site.

Formato:

Vai ser um artigo para um blog tradicional? Será uma infografia? Um vídeo? Um checklist? Um material para download? É importante manter este controle porque facilita reciclar conteúdo mais adiante com um formato distinto. Além disso, permite comparar a efetividade da mesma informação em distintas apresentações e para públicos distintos.

Datas e Responsáveis:

Quando os conteúdos devem estar prontos? Quando precisam ser editados? Quando devem subir ao blog? Com que frequência e onde serão compartilhados para serem divulgados? Quem ou quais as pessoas são as responsáveis por cada uma destas ações?

Resultados:

O trabalho não termina quando o conteúdo está publicado com todos os artigos do mês divulgados. É preciso analisar qual foi o seu rendimento em termos de tráfego, conversão e engajamento e demais métricas digitais e anotar estes dados abaixo de cada peça do conteúdo. Isso permite seguir melhorando a estratégia de maneira contínua.

Mais dicas em: Conheça Métricas que um profissional freelancer especialista em redes sociais deve avaliar em seu negócio.

As melhores planilhas de calendário editorial

O calendário editorial pode ser uma simples planilha de excel. Para facilitar para você, fizemos uma pequena seleção de planilhas prontas que seguramente serão de grande ajuda.

Aqui te deixamos alguns outros recursos adicionais para que você possa se aprofundar no tema e te tornar um master do planejamento da criação de conteúdos com um calendário editorial.

Precisa de ajuda com o seu Calendário Editorial?

Na Workana você pode encontrar seu próximo líder de projeto na criação de conteúdos que irá te ajudar a planejar e a gerenciar um calendário editorial efetivo e que te dê excelentes resultados.

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é Guest Blogging?

O que é Storytelling?

O que é Link Juice?