O que é Conteúdo Evergreen?

contenidos de tipo evergreen

O conteúdo evergreen – literalmente “conteúdo perene” – é aquele que não perde relevância ao longo do tempo e constitui uma fonte de tráfego constante para o seu site.

Ao contrário do conteúdo sazonal, que gera uma grande quantidade de tráfego em um curto período de tempo, o conteúdo evergreen pode não atrair tantos visitantes imediatamente, mas permanece relevante por um período indefinido de tempo.

O mesmo assunto pode ser abordado com conteúdos de ambos os tipos, por exemplo:

  • Conteúdo sazonal: “Os presentes mais vendidos no Natal de 2018”.
  • Conteúdo evergreen: “10 dicas de presentes ideais para um adolescente”.

O primeiro texto, como você verá, é uma lista de presentes que só será relevante por um período limitado de tempo. Ele atrairá tráfego nas datas próximas ao Natal de 2018, mas após essa data sua popularidade irá despencar.

Já o segundo, por outro lado, atrairá tráfego regularmente ao longo do tempo. Você pode obter um bom posicionamento em pesquisas como “presentes para adolescentes”, “presentes ideais” ou “dicas para presentes”.

Para que serve o conteúdo evergreen?

A inclusão de conteúdo permanente em seu site melhora seu posicionamento nos resultados de pesquisa por meses e até anos. Portanto, é a base de uma boa estratégia de SEO a longo prazo, já que você publicará conteúdos que serão relevantes mesmo com o passar do tempo.

evergreen - analytics
Evolução típica do tráfego orgânico para diferentes tipos de conteúdo.

Exemplos de conteúdo evergreen

Os formatos de conteúdo evergreen mais comuns são listas, dicas, vídeos instrutivos, definições, posts que servem como referência, estudos de case e vídeos.

Alguns dos tópicos que nunca saem de moda e que sempre funcionam para gerar conteúdo deste tipo são: amor e romance, comida, finanças e poupança, perda de peso, conselhos para os pais, questões de trabalho e cuidados com animais de estimação.

Você notou algo em comum nestes temas? Todos eles fazem parte da vida cotidiana, mas quando se trata de conteúdo de marketing eles devem ser focados de tal forma que estejam relacionados à atividade de sua empresa.

O que não é um conteúdo evergreen?

Às vezes pode ser difícil identificar exatamente onde está a diferença entre os dois tipos de conteúdo. Os artigos que incluem relatórios e estatísticas que podem ser alterados ou atualizados talvez sejam os mais propensos de se tornar obsoletos.

Da mesma forma, notícias de qualquer tipo (política, tecnologia e entretenimento), as opiniões de moda e cultura pop também perdem relevância pouco tempo depois de publicadas.

Isso não significa que o conteúdo sazonal não funcione, senão que tem outras finalidades e uma estratégia de marketing abrangente contempla o uso de ambos tipos de maneira equilibrada.

Como funciona o conteúdo evergreen?

Lembre-se de que, como parte de uma estratégia de SEO, as empresas adotam uma estratégia de marketing de conteúdo para alcançar um bom posicionamento nos resultados de pesquisa relevantes para seu público-alvo.

Parte do algoritmo que indexa os sites nos resultados de pesquisa também é responsável por detectar o prazo de validade de um conteúdo. Por exemplo, se é um conteúdo como “As 20 surpresas que este 2015 nos deu“, o algoritmo levará em conta a data e só mostrará quando o usuário pesquisar explicitamente sobre esse ano.

Por outro lado, o conteúdo evergreen se trata justamente de criar conteúdo que não tem data de validade. Isso é obtido ao usar keywords e temas que são usados constantemente ao longo do ano.

Continue aprendendo

Você pode encontrar muitos recursos online relacionados ao conteúdo evergreen. Aqui listamos alguns dos melhores que encontramos:

Quem cria os conteúdos evergreen?

Pode parecer um pouco complicado gerar boas ideias para esse tipo de conteúdo e é um especialista em marketing de conteúdo que poderá ajudá-lo a identificar os tópicos com maior potencial.

Um consultor de SEO também pode ser muito útil para encontrar e aperfeiçoar a estratégia de conteúdo perene que melhor se adapte ao seu negócio. Os tópicos e as keywords que serão utilizados devem ser definidos por um redator criativo que ficará responsável por desenvolvê-los de uma forma atraente e persuasiva.

Você precisa de conteúdo evergreen para o seu site?

Aqui na Workana você pode se conectar com vários profissionais independentes com ampla experiência em escrever conteúdos de qualidade. Tanto para pequenos trabalhos como para grandes projetos.

Confira os melhores redatores e especialistas em SEO da plataforma, estamos convencidos de que você poderá encontrar os freelancers certos para o seu projeto.

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que são as Keywords?

O que é Linkbuilding?

O que é Calendário Editorial?