O que é Designer Gráfico?

Um designer gráfico é um profissional que se especializa no campo visual do design. Isto quer dizer que é alguém capaz de projetar e criar imagens que cumprem uma determinada função, respondem a necessidades específicas e/ou solucionam problemas de comunicação através da codificação gráfica da informação. 

Dê uma olhada ao seu redor e observe os objetos te rodeiam… “Por trás” de cada etiqueta de produto, de cada capa de livro, de cada estampa das suas camisas, há um designer gráfico que analisou detalhadamente a finalidade de cada elemento e criou uma imagem única.

Nesta tela que você está lendo agora, assim como na maioria dos sites e aplicativos, também existem inúmeros elementos de design gráfico que tornam sua experiência muito mais agradável, mas acima de tudo, fazem com que você consiga digerir melhor a informação e que ela seja capaz de detonar as emoções e evocações adequadas em você. Percebe a importância dos designers no nosso dia a dia?

O que faz um designer gráfico? 

Como este é um dos ramos mais amplos dentro do design, um designer gráfico pode ter conhecimentos gerais sobre muitas coisas (de fato, quase todos começam assim) ou se especializar em algum sub-ramo bem específico. 

Entre as diversas coisas que um designer gráfico faz, podemos ressaltar as seguintes: 

Recomendado para você: Questão de imagem: a importância do design para sua empresa. O caso da Workana.

Como funciona o design gráfico? 

O princípio fundamental do design gráfico se baseia em que nosso cérebro é capaz de interpretar imagens, aproximadamente, 60.000 vezes mais rápido que textos ou palavras. De fato, antes de desenvolver a escrita, a humanidade começou a se comunicar através de imagens rudimentares, as quais transmitiam certos significados. E hoje em dia, continuamos fazendo a mesma coisa, só que de uma maneira um pouco mais sofisticada. 

As proporções, as cores, os arranjos, as formas, o estilo e cada pequeno detalhe de uma imagem influenciam no significado que ela transmite e na forma como é interpretada. Por isso, um designer precisa levar em consideração uma infinidade de elementos até mesmo para criar a imagem mais “simples”.

Você consegue imaginar o quão monótono, desordenado e antiestético nosso mundo seria sem o design gráfico? Quão difícil seria diferenciar uma marca da outra ou interpretar coisas tão universais, como as placas e os sinais de trânsito, se só pudéssemos nos comunicar usando sons e palavras? 

Saiba mais em: Os 8 Princípios de Design que você deve conhecer antes de contratar um Designer Freelancer

Onde o designer gráfico pode atuar?

Basicamente, em qualquer projeto que envolva elementos de comunicação visual em meios ou canais digitais e físicos (ou tradicionais). Um designer gráfico está capacitado para criar conteúdos visuais e apresentações, desde sites ou páginas web até a etiqueta de um shampoo e o cardápio de um restaurante. 

Os designers gráficos podem trabalhar de forma fixa e/ou direta para uma empresa ou organização, assim como em agências de design, marketing ou comunicação. Porém, cada vez mais designers optam por trabalhar de maneira independente, oferecendo seus serviços na modalidade freelancer. 

Um designer gráfico freelancer conta com a vantagem de poder escolher os projetos dos quais realmente deseja participar. Além disso, oferece um benefício crucial para seus clientes, já que pode ser contratado para um projeto pontual ou por horas, não precisando se tornar um custo fixo adicional no orçamento do cliente. 

Confira mais conselhos em: Como escolher o melhor designer freelancer na Workana para o seu projeto

Para saber mais sobre o Design Gráfico:

O universo do design gráfico é fascinante! E se você quer se aprofundar um pouco mais nele, selecionamos alguns recursos online que te ajudarão nesta jornada.Veja só:

Precisando de ajuda em um projeto de design gráfico? Saiba como contratar um designer gráfico freelancer: 

Um bom design pode fazer toda a diferença para a sua marca, instituição ou empreendimento. Na Workana, você pode selecionar facilmente o designer freelancer que mais se adapta ao seu projeto. 

Para fazer isso, você pode navegar na nossa seção de Designer Gráfico, onde encontrará os profissionais melhor rankeados no Brasil e na América Latina, ou publicar um projeto gratuitamente para explicar suas necessidades e receber as propostas dos designers interessados. 

Leve em consideração que nem todos os designers gráficos profissionais estudaram especificamente a carreira de design gráfico. Muitos fizeram sua educação formal em áreas afins, como artes visuais ou comunicação, e foram se capacitando para trabalhar no âmbito do design corporativo ou publicitário. 

Por isso, na hora de contratar um designer gráfico na Workana, é fundamental conferir não apenas o currículo de cada candidato, mas também seu portfólio de trabalhos e sua especialização atual. Afinal, o mais importante é que o profissional demonstre possuir as habilidades e o estilo que você está procurando. 

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

ux - experiencia de usuario

O que é Experiência do usuário?

css

O que é CSS?

O que é Interface do Usuário?