O que é UI: User Interface ou Interface do Usuário

qué es user interface o interfaz de usuario - UI - workana glosario

A User Interface (UI) ou interface do usuário é o meio pelo qual nos comunicamos e interagimos com as máquinas através dos nossos sentidos. Por trás de um documento de texto que criamos e salvamos, de uma compra que fazemos em um site, de um vídeo que pesquisamos no YouTube ou de uma pizza que pedimos no nosso app favorito, existem processos informáticos complexos que podemos controlar a partir da interface, pressionando determinados botões .

Com o passar do tempo, as UI’s foram evoluindo e deixaram de ser sistemas simples que recebiam e exibiam linhas de texto (MS-DOS, por exemplo), dando origem a interfaces gráficas complexas (GUI) e de voz (VUI), com as quais já estamos bastante acostumados hoje em dia. A área de trabalho do Windows, o mecanismo de busca do Google, a home da Amazon e seu assistente de voz, Alexa, todos são Interfaces de Usuário.

Atualmente, continuam sendo desenvolvidas tecnologias experimentais e mistas capazes de ‘nutrir’ uma UI com movimentos, gestos, sons e até ondas cerebrais, para assistentes virtuais domésticos ou videogames imersivos, por exemplo. Porém, a maior parte da demanda, no mercado atual, ainda está focada em interfaces gráficas para sites, aplicativos e softwares.

Por que a UI ou Interface do usuário é tão importante?

A interface do usuário é um dos principais elementos da experiência do usuário ou User Experience (UX) e, em muitos casos, a UI é praticamente toda a UX, como nos videogames, por exemplo. 

O nível de satisfação de uma pessoa, ao fazer uma compra em um site, usar um aplicativo ou qualquer programa de computador, depende, em boa medida, do quão fácil de usar, útil, intuitiva e estética é a interface.

Mais informações úteis em: Experiências UX/UI: 5 ótimos exemplos para você se inspirar

Qual é a diferença entre UX e UI?

A UX está relacionada com toda a experiência de um cliente ou usuário com um produto ou serviço, enquanto a UI se refere especificamente à interface. Por exemplo: se você comprar um produto na Amazon, a experiência do usuário pode ter começado quando um amigo te recomendou o site pela primeira vez e vai abarcar até o serviço pós-venda, após você receber o seu pedido. 

Já a UI está focada na página onde você procura os produtos, vê as ofertas disponíveis e faz o seu pedido. Todos os elementos que nela estão inseridos, incluindo as recomendações personalizadas, a composição visualmente amigável e a possibilidade de fechar o pedido com apenas “alguns cliques”, fazem parte de estratégias cujo objetivo final é otimizar a experiência do usuário.

Veja também: 8 erros de usabilidade que você pode estar cometendo no seu e-commerce sem perceber 

O que uma boa Interface do Usuário precisa ter? Quais são as características de uma UI eficaz?

Um boa UI precisa ter: 

  • Clareza, concisão e coerência: uma UI eficaz mostra todas as informações que o usuário precisa, sem se exceder no conteúdo nem se tornar repetitiva para não sobrecarregá-lo ou confundi-lo. Além disso, os padrões de navegação e a arquitetura da informação ficam evidentes desde o princípio, por exemplo, na forma como as seções são organizadas ou nos passos a seguir para fazer um pedido. 
  • Flexibilidade: deve haver uma boa tolerância ao erro, permitindo que o usuário desfaça facilmente suas ações na interface. Em outras palavras, um erro do usuário não pode levar a um “beco sem saída”. Por exemplo, com a opção de editar seus dados de contato a qualquer momento.
  • Design intuitivo e atraente: utiliza ícones e símbolos reconhecidos universalmente e o site possui um design estético que está em sintonia com as expectativas do usuário e com a experiência geral que se quer gerar. 

Como criar uma Interface do Usuário atraente e intuitiva? 

Desenvolver uma UI gráfica do zero é um processo complexo e interdisciplinar que requer uma equipe de programação front-end, back-end e design, que costuma trabalhar com a supervisão de um desenvolvedor full stack especializado em design UX.

Muitos fatores devem ser levados em consideração, desde o objetivo do site ou ferramenta até o perfil psicológico do usuário. Geralmente, é preciso projetar, em primeiro lugar, um modelo de interação ou um protótipo para, posteriormente, desenvolver a arquitetura da informação, avaliar os cenários de navegação e, finalmente, chegar a uma proposta de design.

As plataformas que permitem criar sites e apps, como WordPress, Magento e The app maker, possuem templates ou modelos de UI pré determinados que simplificam bastante o processo de design, já que um único profissional poderia criar a interface do usuário e programar as funcionalidades do site. 

Porém, continuaria sendo necessário contar com um especialista em web design capaz de adaptar estes modelos ‘genéricos’ à experiência do usuário diferenciada que queremos oferecer aos clientes

Mais dicas úteis em: UX Writing, o poder da palavra na Experiência do Usuário

Para saber mais sobre User Interface:

Para se aprofundar ainda mais neste assunto, não deixe de conferir a seleção de recursos que preparamos para você:

Precisa de ajuda em um projeto de UI Design?

Na Workana, você encontra um amplo Diretório de Designers UI e UX qualificados e disponíveis para começar a trabalhar hoje mesmo no seu projeto. Estes profissionais te ajudarão a criar uma interface do usuário do zero ou a tirar o máximo proveito das ferramentas de gestão de conteúdos e desenvolvimento de apps. 

Crie seu projeto, explique em detalhes o que está procurando e publique grátis para começar a receber propostas do melhor talento independente na área de programação, tecnologia e design. Mas, se preferir, clique aqui para selecionar diretamente o colaborador 100% compatível com a sua demanda. 

E se precisar de algumas dicas para montar a sua própria equipe remota de programação, confira este artigo

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

ux - experiencia de usuario

O que é Experiência do usuário?

O que é um chatbot?

O que é Código aberto?