Growth hacking é um termo que pode ser traduzido para o português como “hack de crescimento”, mas comumente chamado de “estratégia de posicionamento”. Refere-se ao conjunto de estratégias, ferramentas digitais e de marketing que se concentram em aumentar o número de usuários de um produto no menor tempo possível.
Embora o growth hacking possa ser aplicado virtualmente a qualquer modelo de negócio, ele é relacionado diretamente aos empreendimentos tecnológicos, também conhecidos como startups.
Qual é a diferença entre o Marketing Digital e o Growth Hacking?
Embora tenham muito em comum, o Marketing Digital é um termo que se refere as ações de marketing online, enquanto o Growth Hacking pode ser entendido como a capacidade de gerar inércia de crescimento, usando qualquer ferramenta que aumente a escalabilidade de um produto ou serviço, seja online ou offline.
Um especialista em Marketing é importantíssimo para qualquer empresa, porém para aquelas que estão apenas começando (como é o caso dos pequenos negócios e startups) é necessário um growth hacker, porque se elas não crescerem rapidamente, nem se tornarem competitivas, desaparecerão do mercado em pouco tempo.
Saiba mais: A diferença entre Marketing e Growth Hacking.
O que é necessário para fazer o Growth Hacking?
O Growth Hacking pode ser feito em todos os tipos de empresas, independentemente se são grandes ou pequenas, regionais ou internacionais; fazendo uso de muitas técnicas e ferramentas. No entanto, todas as empresas que desejam implementá-lo precisarão:
Ter uma ideia clara do status atual de vendas e necessidades do Buyer Persona.
Identificar perfeitamente sua proposta de valor.
Utilizar a proposta de valor para gerar estratégias virais que atraiam novos usuários.
Analisar os resultados e otimizar as estratégias permanentemente.
Fidelizar usuários.
Como você pode ver, a sequência que o Growth Hacking segue é muito semelhante àquela usada no Inbound Marketing, pois é focada nas necessidades do usuário, só que neste caso, seu foco principal é o crescimento rápido e exponencial.
Exemplos de Growth Hacking
Como muitos dos conceitos da era tecnológica, às vezes, é mais simples exemplificá-los do que explicá-los, então vamos dar alguns exemplos que você provavelmente conhece:
Dropbox
A estratégia de crescimento do Dropbox implica em dar espaço de armazenamento na nuvem ao convidar os contatos dos seus usuários para também usá-lo. Simples assim! Na verdade, essa ideia foi desenvolvida pelo Sean Ellis, que é considerado o pai do Growth Hacking.
Airbnb
O Airbnb conseguiu um crescimento massivo e incrivelmente rápido ao programar um bot que contatou seus usuários e lhes ofereceu republicar facilmente (com um simples clique) seus anúncios na página de classificados da Craigslist.
Uber
A Uber recorreu a uma técnica de Growth Hacking tão bem-sucedida que atualmente milhares de apps de serviços também a usam. Referimo-nos aos cupons de desconto atraentes e/ou viagens gratuitas oferecidas por cada novo usuário indicado.
Hotmail
Embora hoje o Gmail seja o rei do e-mail, o Hotmail conseguiu dobrar sua base de usuários de 500.000 para um milhão em apenas seis meses sem gastar um centavo. Eles simplesmente adicionaram no final de cada e-mail enviado pelo Hotmail um convite sugestivo para se registrar:
“PS I Love you. Get your free email at Hotmail”.
Saiba mais: Growth Hacking: 25 dicas práticas para alavancar sua empresa.
O que é e onde encontrar um Growth hacker?
O Growth hacker é um profissional com um perfil que combina conhecimento em Marketing Digital, negócios e até mesmo programação. Além de seu conhecimento técnico, caracteriza-se por ter uma orientação para resultados, preferência por desafios, criatividade e trabalhar com objetivos.
Embora ainda não exista uma, certamente no futuro haverá algum tipo de certificação acadêmica para esse tipo de habilidade. No entanto, uma parte importante do Growth Hacking é precisamente a busca constante de oportunidades e novas ferramentas de crescimento.
Você precisa de um Growth hacker? Aqui na Workana você encontra Growth hackers freelancers para contratar online, com a experiência necessária em estratégias de crescimento acelerado para colocar em prática em seu negócio.
Aprenda mais sobre o Growth Hacking
O Growth Hacking é um universo tão excitante quanto amplo. Para entendê-lo e dominá-lo, você precisará se manter informado e atualizado sobre suas ferramentas e tendências. Aqui listamos alguns recursos excelentes sobre o Growth Hacking que encontramo
- The Definitive Guide to Growth Hacking – Quick Sprout
- Growth hacking made simple: a step by step guide – Neil Patel
- 20 Tácticas y ejemplos de growth hacking – Aulacm
- 23 Proven growth hacking examples you can steal – Optin Monster
- Growth Hacking Explained: What Is It and How Can It Benefit You? – Digital Marketing Institute
O que é Workana?
Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.