Escrow ou “Pagamento em Garantia” é um serviço perante o qual um terceiro faz o papel de mediador econômico entre um vendedor e um comprador.
Falando de uma outra maneira, é quando o comprador adquire um produto ou serviço e deposita o montante a um terceiro que é imparcial e que vai garantir o pagamento ao provedor, mas somente se este cumprir com sua parte do contrato.
O exemplo mais claro que podemos dar a você é o pagamento em garantia, que é justamente o modelo que usamos na plataforma da Workana.
Quando um freelancer é contratado, o pagamento em garantia é realizado, mas o sistema não o libera até que você tenha recebido todo o trabalho que foi acordado. Assim, ambos têm a garantia: o freelancer de receber o seu pagamento e o cliente de obter o trabalho acordado.
Este artigo pode ser útil: Como escolher o melhor freelancer para o seu projeto?
Para que serve o Escrow?
Uma das principais dificuldades do comércio eletrônico era de assegurar os pagamentos e os cumprimentos do acordo. O Escrow é uma maneira muito efetiva de incrementar o nível de confiança entre as partes e de assegurar pagamentos e entregas de maneira transparente e sem risco ou fraude.
As plataformas como a Workana, realizam Escrow entre clientes e freelancers, mas existem muitos e-commerces que também utilizam este sistema. Ou seja, só liberam o pagamento ao fornecedor até que o cliente notifique que já recebeu o produto e que está de acordo com o mesmo.
De fato, o Escrow é uma forma adicional de confiança, que garante o cumprimento de ambas as partes e ele existe há bastante tempo, muito antes do auge do comércio digital, mas normalmente se utilizava para compra e vendas ou contratos que implicam em uma quantia muito considerável de dinheiro, principalmente em bens residenciais.
O Escrow tem um custo?
Como tal, o Escrow é um serviço e como todos os outros, está sujeito a pagamentos de comissões e assinaturas. Na Workana o serviço de pagamento em garantia está incluído na comissão dos projetos.
Outras plataformas ou e-commerces podem chegar a agregar custos adicionais, que podem ser destinados tanto para quem paga, quanto para quem recebe o pagamento.
Quais são as desvantagens do Escrow?
Como tal, não há porque ter nenhuma desvantagem, mas ele depende inteiramente os termos e condições da empresa ou instituição que faça a prestação do serviço.
É importante ter bastante claro, quais são os critérios que o terceiro que fica resguardado do pagamento irá aplicar para liberá-lo, independentemente de estar ao lado de quem contrata ou de quem oferece um produto ou serviço.
Quase todas as plataformas sérias que recorrem ao Escrow possuem condições legais e operações bastante claras e transparentes, mas acima de tudo, possuem uma boa reputação.
Você também pode se interessar por: Métodos de pagamento para projetos na Workana por país
Para saber mais sobre o Escrow
- O que é Escrow – Mais Retorno
- Escrow: saiba o que é e como funciona essa garantia contratual – Suno Research
- Como a Workana garante o pagamento: conheça mais sobre o “escrow” – Workana
- ¿What Is Escrow? – De WNExactly
- E-Commerce Platforms; How Feelium Smart Contracts And Escrow accounts Can Optimize The Industry – De Feelium
- Software Escrow explained in 2 minutes – De Escrow Europe
O que é Workana?
Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.