O que é Blockchain?

O Blockchain ou “cadeia de blocos” é uma tecnologia da informação compartilhada e formada por uma base de dados que é distribuída em nós de armazenamento descentralizados que se comunicam através de um protocolo de dados criptografados.

Todas as operações de dados na base geram registros inalteráveis chamados tokens que se armazenam em blocos em forma de cadeia e que são impossíveis de serem violados, apagados ou modificados, já que para isso seria necessário ter acesso a cada um dos nós que compartilham a cadeia. 

Falando em termos mais inteligíveis: o Blockchain é um mecanismo de segurança da informação compartilhada (mas encriptografada) com muitas aplicações práticas e a prova de hackers e erros (até este momento).

Este artigo pode ser útil: O que é Código aberto?

Para que serve o blockchain?

A tecnologia em cadeia de blocos possuem múltiplas e muitas aplicações variadas. A mais relevante a nível histórico está relacionada ao respaldo tecnológico do Bitcoin, a primeira moeda exclusivamente digital que não foi emitida por nenhum banco e com a qual podem ser realizadas transações seguras e sem intermediários na Internet. 

Posteriormente, as empresas perceberam que o Blockchain também é uma maneira eficiente e segura de realizar qualquer classe de troca de informação. Alguns exemplos de suas aplicações práticas são:

  • Bancárias: O blockchain incrementa a segurança e a rapidez das transações digitalmente.
  • Políticas: Com a tecnologia de Blockchain, teoricamente já seria possível gerenciar eleições a prova de fraudes e alguns países de primeiro mundo já estão considerando usá-las para diminuir seus índices de corrupção.
  • Comunicação e segurança da informação: A transferência de dados por meio de cadeias em blocos mantém a informação privada e encriptada. Esta aplicação é útil para as indústrias de seguro médico, serviços legais e para a segurança digital, por exemplo.
  • Comerciais: Podem ser realizadas qualquer tipo de contrato ou transação digital de maneira transparente sem necessidade de empresas de validação intermediárias, como os bancos e outras plataformas de carteira eletrônica.
  • Criptomoeda: Todas as criptomoedas atuais operam com o respaldo da tecnologia do Blockchain. De fato, alguns especialistas asseguram que dentro de alguns anos, junto com o auge da “Internet das coisas” e do Big Data, a tecnologia de cadeia em blocos será nossa forma principal a nível mundial de compartilhar informações, fazer transferências e gerar contratos entre particulares de todas as classes.

Mia informações em: O que é Big Data?

Tipos de cadeias em bloco

Se diferenciam em três tipos principais, as públicas, como as que suportam o Bitcoin, as privadas, as que somente podem acessar certas pessoas com permissões especiais (como no caso das bases de dados empresariais) e as mistas ou híbridas nas quais parte das informações é pública e a outra é privada.

Como o Blockchain é uma forma específica de acomodar informação (e não uma patente), teoricamente, qualquer empresa ou pessoa pode criar seu próprio sistema para integrar a um já existente.

Para saber mais sobre o Blockchain 

Compreender em detalhe como funciona a tecnologia de Blockchain e como podem ser aproveitadas em seu negócio pode colocá-lo em um passo adiante de seus concorrentes. Por isso, selecionamos para você os seguintes recursos para que possa se aprofundar mais no tema:

Precisa de ajuda com a tecnologia de Blockchain?

Na Workana, você pode encontrar especialistas em tecnologia de Blockchain que podem te assessorar sobre o uso que pode ser feito e te ajudarão a implementar as mesmas de maneira segura.

Para saber mais sobre a contratação freelancer, recomendamos: Vai criar um projeto na Workana? Não se esqueça destas 10 dicas para ter uma melhor experiência

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é Big Data?

O que é a “Gamificação”?

O que é Clickbait?