O que é Código aberto?

O Código aberto, também chamado Open Source, refere-se ao código de um programa que se distribui livremente (inclusive de maneira gratuita) e que pode ser usado e modificado pelos usuários sem nenhuma restrição.

Uma boa analogia seria, por exemplo, de uma receita. Uma receita Open Source seria pública, ou seja, qualquer pessoa poderia conhecer os ingredientes, o processo de elaboração e inclusive poderia modificá-la para melhorar o sabor do prato. Se alguém quisesse conhecer uma receita que não fosse do “código aberto”, teria que pagar uma licença para poder usá-la e além disso, não seria permitido modificá-la e muito menos distribuí-la.

Qual é a diferença entre software livre e código aberto?

Na prática, é bem comum confundir estes dois termos e, às vezes, vemos que são utilizados como equivalentes. Todo o software livre é de código aberto, mas nem todos os softwares de código aberto são livres.

O código aberto são considerados mais flexíveis em suas regras que o software livre, porque permite que as empresas e os desenvolvedores coloquem certas restrições de uso e de licenças sempre com a finalidade de proteger a integridade do código. O software livre em termos de restrição, por sua parte, deve seguir literalmente os quatro princípios de liberdade de Richard Stallman:

  • Existe liberdade de executar o código da forma e para o que for necessário;
  • O código fonte pode ser conhecido e modificar-se em sua totalidade;
  • O código pode ser distribuído livremente (de forma gratuita ou paga)
  • As modificações do código também podem ser distribuídas livremente (de maneira gratuita ou paga).

Exemplos de programas de código aberto 

Alguns programas, plataformas e linguagens de uso muito extenso que são considerados open source:

  • O sistema operacional Linux
  • Android do Google
  • Open office 
  • O navegador Firefox
  • VCL Media player
  • Moodle
  • O antivirus ClamWin 
  • O sistema de gestão de conteúdos  WordPress

Isso significa que qualquer pessoa pode acessar o código e modificá-lo para criar novas extensões, reparos ou soluções. Linux, por exemplo, é a referência por excelência do código aberto e com ele podem ser criados programas novos a partir do núcleo Kernel.

Em outro exemplo, a abertura do Android é justamente o que permite que qualquer desenvolvedor possa criar aplicativos compatíveis e como consequência existem milhares e milhares de aplicativos que solucionam quase que qualquer necessidade.

O fato de que WordPress e o Firefox sejam códigos abertos, implicam que venham a existir uma enorme variedade de plugins compatíveis que foram desenvolvidos de forma independente.

Você também gostará de ler: O que é Tag H1?

O que é o software proprietário?

Refere-se ao software pensado como uma solução completa com todas as funcionalidades que o usuário poderia requerer. Windows é um dos exemplos mais claros. Seu pacote está desenhado para cobrir uma ampla gama de necessidades de trabalho, mas não se pode modificar o código e além disso, a licença não é gratuita. Distribuí-lo livremente ou com fins lucrativos é ilegal.

Vantagens do código aberto

  • O código pode ser conhecido e modificado para resolver problemas ou adaptar-se a necessidades específicas.
  • Mantém-se em constante melhoria graças a intervenção, revisão e novas ideias dos desenvolvedores.
  • As modificações ao código podem ser distribuídas de maneira livre.
  • Combate práticas pouco éticas de degradação, monopolização e preços caros de software.
  • Promove padronizações de qualidade ainda mais altos
  • Permite dar continuidade nos projetos, ainda quando os programadores responsáveis o modifiquem.

Veja também: O que é CSS?

Para saber mais sobre Código aberto 

O open source e o software livre são ferramentas de trabalho imprescindíveis para todos os desenvolvedores e para as empresas que também podem se beneficiar bastante de todos eles. Se você quer se aprofundar no tema, revise os recursos de aprendizagem adicionais que selecionamos para você:

Precisa de ajuda com seu projeto de código aberto?

Na Workana você pode encontrar programadores e desenvolvedores freelancers familiarizados com programas de código aberto que te ajudarão a encontrar as soluções exatas que se adaptam com as necessidades da sua empresa ou projeto.

Mais conselhos sobre a contratação freelance em: Como formar uma equipe de programadores freelancers?

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

freelancer

O que é um Freelancer?

O que é Flat Design?

O que é Big Data?