O que é o algoritmo do Google?

O algoritmo do Google ou Pagerank é, na realidade, uma série de algoritmos matemáticos que este buscador utiliza para determinar a relevância de um website na SERP.

Em termos mais simples, é uma lista dos critérios mediante os quais o Google atribui a posição de um website nos resultados de busca.

Quanto mais um site cumprir as exigências do algoritmo, mais possibilidades terá de aparecer entre os primeiros resultados de busca para, desta forma, conseguir obter mais tráfego e mais clientes em potencial.

O SEO ou Search Engine Optimization é justamente a série de estratégias e boas práticas que seguimos para nos adaptar ao algoritmo e que nosso conteúdo esteja melhor posicionado.

Para que serve o algoritmo do Google?

O principal objetivo do Pagerank é facilitar a informação de qualidade, ou seja, ajudar as pessoas a encontrarem o que está buscando da maneira mais simples possível. Como milhares de sites estão competindo pelo tráfego digital, é necessário categorizá-los por sua relevância de acordo com as necessidades do usuário.

Os critérios que determinam esta relevância foram mudando e evolucionando desde 1999, quando foi patenteada a Pagerank. A partir daí, passaram a ser bastante exigentes e sofisticados, já que podem ser considerados uma das inteligências artificiais mais avançadas.

Para que servem as atualizações do algoritmo do Google?

Para melhorar os critérios que determinam a relevância de um site e evitar o chamando Black Hat SEO, ou técnicas pouco éticas de posicionamento.

Por exemplo, antes da atualização do algoritmo Panda, era possível posicionar um website recorrendo ao keyword stuffing, ou seja, saturar um texto com palavras chaves.

Antes da atualização Penguin era possível recorrer à links artificiais de pouca ou de qualidade nula!

Hummingbird permitiu realizar interpretações mais naturais e eficientes da intenção por de trás de cada busca, o que obriga a criar conteúdos de melhor qualidade.

Por sua vez, Pigeon aumenta a qualidade e a segurança nas buscas locais.

Finalmente, Google Owl é um algoritmo desenhado para identificar sutilezas que indicam que um conteúdo é de má qualidade, plagiado, ofensivo, com informações ou notícias falsas e por aí afora.

Além destas atualizações maiores, estima-se que os algoritmos do Google mudam, ainda que sejam sutilmente, até umas 500 vezes por ano e que a maioria sem aviso prévio. Isso é o que faz com que o SEO seja uma disciplina tão complexa.

Este artigo também pode ser útil: O que é Keyword Stuffing?

Para saber mais sobre o algoritmo do Google

Como pode ver, conhecer o algoritmo do Google e nos manter atualizados sobre todas as suas mudanças é a base para fazer um bom SEO, o que é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital. Para aprofundar-se no tema, selecionamos para você uma série de recursos web de grande qualidade:

Precisa de ajuda com o algoritmo do Google e SEO?

Acompanhar as mudanças no algoritmo do Google e nas tendências de posicionamento é um trabalho bastante exigente, e fazer o seu trabalho, administrando os seus próprios negócios pode lhe deixar bastante ocupado, não lhe dando muito tempo para isso.

Por sorte, na Workana você pode encontrar profissionais especializados em estratégias Inbound  e criação de conteúdos de acordo com critérios SEO. Crie seu projeto hoje mesmo e deixe que alguns de nossos especialistas te ajude a tornar o seu conteúdo digital em uma ferramenta para atrair mais clientes.

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é Guest Blogging?

O que é Flywheel?

O que é uma Newsletter?