Churn rate, “Taxa de cancelamento de clientes” ou “Fuga de Clientes” é um termo usado no marketing e que faz referência à quantidade de usuários que cancelaram algum serviço. Quando isso acontece, o cliente chega ao final do seu LTV, ou ciclo de vida.
O exemplo mais clássico são os planos de telefonia, TV a cabo ou qualquer outro serviço similar. Se 200 usuários possuem um determinado plano e 20 deles cancelam antes do seu primeiro ano, então esse plano tem um Churn Rate de 10% anual.
A taxa de cancelamento também pode estar associada a outros aspectos do marketing digital, como por exemplo, se a lista de assinaturas da newsletter de uma empresa possui 1000 contatos e 50 cancelam a sua assinatura em um mês, o Churn Rate da newsletter é de 5%
Também podemos aplicar a quantidade de seguidores nas redes sociais. Se uma marca conta com 30.000 seguidores em sua Fan Page e 2000 clicar em unfollow, o seu Churn Rate é de 6,6%.
Mais informações úteis em: Conheça Métricas que um profissional freelancer especialista em redes sociais deve avaliar em seu negócio.
Como o Churn Rate ou Taxa de Cancelamento são aplicados?
A maneira mais simples de fazer é dividir o número de assinaturas, seguidores, clientes, etc pelo número de usuários que cancelaram um determinado serviço ou assinatura em um período determinado.
É muito importante ter em conta o número de inscrições que haviam no início do período e o número total de baixas que se contabilizaram até o final. Vamos imaginar: uma empresa de TV a Cabo com 20.000 assinaturas iniciando em Janeiro, tem um total de 300 cancelamentos do serviço no final do mês. Nesta data, o número total é de 20.100 clientes, porque se registraram 400 novos usuários.
Se o cálculo do Churn Rate for feito da forma errada e for considerado o número de usuários do início e os resultados do final do mês, o número dos novos clientes altera o resultado e neste caso, pode representar um % negativo de -0,5%. Se o cálculo é feito corretamente, a taxa de cancelamento é de 1,5%.
O Churn Rate é uma métrica que frequentemente se compara com a taxa de aquisição. Seguindo o mesmo exemplo acima, o percentual de aquisição de novos clientes da empresa foi de 2%, um pouco superior a taxa de cancelamento. Isso traz um aumento líquido da base de clientes de 5%
Como diminuir o Churn Rate ou a Taxa de Cancelamento?
- Identificar os motivos apontados pelos clientes ao cancelar: Por isso, é sempre útil perguntar a um assinante qual é o motivo do cancelamento.
- Orientar e neutralizar a proposta de valor dos motivos de abandono: Por exemplo, se uma das causas mais frequentes do Churn rate é o custo do serviço perante à concorrência, a proposta de valor deve ressaltar que ainda que está se pagando mais, os benefícios são muito maiores.
- Recorrer a campanhas de fidelidade: Oferecer cada vez mais benefícios, promoções e opções de personalização aos clientes para aumentar o tempo do ciclo de vida da assinatura.
- Segmentar adequadamente: para evitar uma taxa de cancelamento elevada em uma base através do e-mail marketing, é preciso enviar conteúdo o mais personalizado possível de acordo com o tipo de cliente e etapa de compra ou fidelização em que se encontra.
- Analisar o impacto das mudanças: As modificações nos preços, nas políticas de serviço, o teor dos conteúdos, etc, podem aumentar a taxa de aquisição de clientes, assim como o Churn rate. Por isso é necessário analisar detalhadamente o saldo final em termos de ganho versus a estratégia que foi desenhada.
Este artigo também pode ser útil: O que é Experiência do usuário?
Para saber mais sobre Churn rate
Um empreendimento de sucesso é definido pela capacidade de reter de forma positiva os seus clientes. Se você quiser se aprofundar mais no tema, revise os recursos de aprendizagem que selecionamos para você:
- Churn Around: como aumentar a retenção de clientes – Serasa Experian
- Você sabe o que é a temida Churn Rate? Entenda porque você precisa diminuir essa taxa em seu negócio – Rock Content
- Churn Rate: o que é e como reduzir para sua empresa crescer – RD Station
- Churn Rate: sinal de alerta para a perda de clientes – Agendor
- Machine Learning Powered Churn Analysis for Modern Day Business Leaders – De Towards Data Science
- Building Customer Churn Models for Business – De Oracle
O que é Workana?
Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.