O que é Social Selling?

Social Selling ou Venda Social é um termo utilizado no marketing digital para designar uma estratégia de atração orgânica de clientes nas redes sociais a partir de conteúdo de valor e da construção de vínculos de confiança com as prospecções.

Ao contrário do que se poderia acreditar pelo nome, não se trata diretamente de “vender” seu produto ou serviço nestes canais, mas sim de “vender” sua marca, personalidade ou valores a usuários para se tornar um referencial cotidiano do seu estilo de vida ou de trabalho.

Para que serve o Social Selling?

Esta estratégia é o resultado da união de três pilares básicos do makerting digital: a filosofia inbound, a presença nas redes sociais e a criação de conteúdo de valor. Daí sua elevada efetividade a médio e longo prazo, pois parte de técnicas que visam construir relações de confiança de maneira não invasiva. O Social Selling não funciona para fechar vendas na hora, mas sim para:

  • Abrir canais de comunicação com as prospecções para conhecê-las melhor.
  • Identificar as necessidades e inquietudes de nosso público, assim como oportunidades individuais de vendas.
  • Conseguir leads.
  • Fidelizar os clientes e convertê-los em porta-vozes da nossa marca.
  • Obter visibilidade, reputação positiva e ser reconhecido como um especialista em sua indústria.

Como se faz o Social Selling?

Como qualquer outra estratégia de marketing digital, o Social Selling é um processo que exige um profundo conhecimento das suas oportunidades de mercado, determinar objetivos claros e fazer uma análise de resultados permanente. Além disso, é claro que também demanda o uso das melhores ferramentas tecnológicas e softwares disponíveis.

  1. Conhecer perfeitamente nossa Buyer Persona
  2. Criar conteúdo de valor para cada etapa do processo de compra
  3. Abrir conversas nas redes sociais, nutrir nossa comunidade digital
  4. Manter-se receptivo às dúvidas dos nossos usuários, oferecer ajuda desinteressada, adaptar a oferta ao contexto de cada prospecção
  5. Identificar a etapa na qual se encontra cada prospecção e inseri-las a um processo de lead nurturing

Não se esqueça que qualquer estratégia de inbound se baseia em oferecer ajuda, acima de pedir atenção ou tentar vender, é preciso se orientar a um enfoque humano de intercâmbio e benefício mútuo. 

Vantagens do Social Selling

  • Possui um ROI de quase o dobro (Retorno Sobre Investimento) do mailing ou do telemarketing
  • É especialmente útil na indústria B2B, pois permite entrar em contato direto com os tomadores de decisão
  • 60% dos consumidores estão influenciados de uma ou outra forma pelas redes socias
  • Ajuda você a se tornar parte do estilo de vida dos seus clientes
  • 74% dos compradores escolhem as empresas que primeiro ofereceram insights e conteúdo de valor

Veja também: Conheça Métricas que um profissional freelancer especialista em redes sociais deve avaliar em seu negócio.

Social Selling e sua relação com o Personal Branding

Personal Branding ou Marca Pessoal é o conjunto diferenciado de valores que uma empresa, marca, indivíduo ou personagem consegue evocar nos demais quando entram em contato com qualquer de seus canais de comunicação ou símbolos. Isto é, aquilo que sentimos quando vemos o logo da Coca-Cola, o otimismo que temos quando escrevemos ao serviço de Suporte da Workana, a tranquilidade gerada pela facilidade de fazer uma devolução na Amazon e a gratidão que nos provoca ler um artigo muito útil sobre técnicas de maquiagem no blog da MAC.

O que os clientes sentem quando pensam em você? Obviamente, quanto mais te conhecerem e quanto mais especial for sua proposta de valor, maior será o universo de reações positivas que você poderá gerar em seu público. E isto é diretamente proporcional ao espaço que você ocupa e ao seu lugar na vida cotidiana deles. O objetivo do branding é, em última instância, fazer parte do estilo de vida do seu público-alvo; ser sempre a primeira e mais confiável opção para eles e que sejam embaixadores ativos da sua marca.

Além dos traços que te caracterizam em termos de qualidade, preço e serviço, atender, compartilhar e escutar o seu público são em si propostas de valor.

Este artigo pode ser útil: Consiga o melhor Branding para seu ecommerce com um time dos sonhos de profissionais freelancers

Social Selling e conteúdo de valor

Para que o conteúdo da sua estratégia de Social Selling funcione, ela deve ser frequente, útil, constante, altruísta, comunicar valores e não focar em vender diretamente, mas sim enriquecer gostos, interesses e necessidades que não necessariamente têm a ver com seu produto ou serviço, mas que são congruentes com a personalidade da sua marca e seu público.

Lembre-se que você deve gerar conteúdo em vários formatos (posts em blog, vídeos, infografia, etc, depende dos gostos do seu público) e alinhado a cada uma das etapas de compra, para poder integrar mais prospecções ao seu processo de lead nurturing. Isto é, conteúdo:

  • Alinhado aos gostos gerais do seu perfil (mesmo que não tenham a ver diretamente com seu produto ou serviço)
  • Focado em identificar a necessidade do cliente, mas sem pressioná-los
  • Que forneça informação pontual e confiável
  • Que promova a tomada de decisão de acordo com nossa proposta única de valor
  • Para continuar agradando ou fidelizando nossos clientes atuais

Considera-se que, de todo o conteúdo publicado em redes sociais, 70% deve corresponder a conteúdo de valor geral para as primeiras etapas do funil de vendas. Apenas 20% a conteúdo de marca ou com menções diretas às vantagens oferecidas, e 10 % a projetar seu lado mais humano com conteúdo pessoal que mostre um pouco dos seus valores e projetos não empresariais.

Também te recomendamos:  Vantagens de incorporar freelancers na sua equipe de conteúdo: trunfos estratégicos de alta qualidade

O que é necessário para fazer Social Selling?

Em poucas palavras, é preciso uma estrutura sólida de marketing digital, que abarque a gestão de mídias sociais, criação de conteúdo, um website otimizado, um CRM para converter prospecções em clientes ativos, etc.

O Social Selling é uma estratégia muito efetiva, mas para implementá-la primeiro é fundamental contar com uma boa base digital e profissional de marketing. Se, por acaso, você ainda não conta com isto, não se preocupe, na Workana você poderá encontrar centenas de freelancers especializados que podem te ajudar a otimizar a estratégia digital que você já tem com Social Selling ou construí-la do zero.

Mais dicas para contratar e trabalhar com freelancers: Tudo que você precisa saber se sua primeira experiência com um freelancer não foi como você esperava

Para saber mais sobre Social Selling e Personal Branding

Você quer se aprofundar no tema? Então dê uma olhada nos recursos que selecionados para você:

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é a “Gamificação”?

O que é AdServer?

O que é Facebook Ads?