O que é PHP?

PHP: Qué es, Para qué sirve y Cuáles son sus ventajas - Workana Glosario

Hypertext Preprocessor ou PHP é uma linguagem de programação de código aberto, focada em scripts executáveis (que “rodam”) d​o lado do servidor web (CGI) e utilizada, principalmente, para desenvolver sites, páginas web e aplicativos com conteúdos dinâmicos. Muitos acreditam que PHP representa o padrão do backend.

Esta linguagem se mostra particularmente útil quando precisamos desenvolver sites pesados ​​que carreguem rapidamente e possam se conectar a bases de dados com milhares ou milhões de registros. Por isso, boa parte dos aplicativos web que usamos diariamente estão baseados em PHP, como Facebook e WordPress, por exemplo. 

Principais características de PHP

Uma das características mais importantes de PHP é a possibilidade de incorporá-lo diretamente em um código HTML. Além disso, o código é executado no servidor da web, e não no computador do usuário, podendo ficar oculto. Basicamente, isso significa que podemos observar o resultado da execução do código sem ver o script.

Entre as principais vantagens de PHP, podemos destacar que: 

  • É um código bastante fácil de aprender (inclusive para iniciantes)
  • Possui funcionalidades de desenvolvimento web avançadas 
  • Funciona na maioria dos servidores da web utilizados atualmente
  • Admite programação orientada a objetos e por procedimento 
  • Suporta a maioria das bases de dados
  • Pode “trocar” dados com as outras linguagens de programação web
  • Possui uma grande variedade de extensões, posicionando-se entre as linguagens mais versáteis e interconectadas
  • Por ser de código aberto (open source) e ter uma comunidade entusiasta, PHP está em constante aperfeiçoamento.
  • É a melhor opção para desenvolver um site otimizado para SEO

Veja também: Quais são as Linguagens de Programação mais populares? – Workana Blog

Para que serve PHP?

Com PHP, você pode:

  • Criar sites e aplicativos web robustos que funcionem como mídias sociais, e-commerce e até mesmo editores ou “construtores” do tipo arrastar e soltar.
  • Integrar conteúdos dinâmicos
  • Criar textos, imagens e arquivos PDF, entre outros.
  • Implementar formulários web e recompilar informações em uma base de de dados
  • Enviar e receber cookies
  • Desenvolver aplicativos desktop independentes do sistema operacional
  • E muito mais…

Este artigo pode ser útil: Como formar uma equipe de programadores freelancers?

Javascript ou PHP: qual é melhor?

A principal diferença entre PHP e Javascript é que este último não roda no servidor, e sim do lado do cliente. Por isso, não é possível escolher quais conteúdos são indexados (e quais não). Em outras palavras, PHP entrega um conteúdo muito mais “limpo” e otimizado para os mecanismos de busca da web, cujas verdadeiras linhas de código estão protegidas.

Então, se você precisa de um site com otimização SEO e código oculto, é muito melhor usar PHP, embora esta linguagem tenha mais requisitos técnicos justamente por rodar no servidor web.

Recomendado para você: Criação de sites: tudo que você precisa saber para criar um site de graça ou com o melhor custo-benefício

Para continuar aprendendo… 

Para saber mais sobre como funciona e para que serve PHP, preparamos uma seleção de recursos para você. Confira:

Precisando de um programador PHP? Aposte no talento independente!

Na Workana, temos um Diretório de Programadores altamente especializados em diferentes linguagens de programação, inclusive programadores PHP freelance. É só navegar nele para selecionar um profissional independente com as habilidades exatas que você está buscando em cada um dos seus projetos. 

Mas, se você não é um especialista em criação de sites ou linguagens de programação, recomendamos criar um projeto na plataforma, detalhando as funcionalidades e recursos que você precisa, e deixar que nossos freelancers especialistas te expliquem que tipo de desenvolvimento mais se adapta às suas necessidades.  

Além disso, neste artigo, resumimos tudo que você precisa saber para contratar um programador independente na Workana para criar seu site ou aplicativo. 

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

O que é uma Newsletter?

O que é Clickbait?

C++: Qué es, Para qué sirve, Cómo funciona

O Que é C++ ?