O web designer é um profissional especializado em web design, que é o campo do Design focado no desenvolvimento de interfaces digitais. Isto significa que está capacitado para atuar no processo de criação de vários tipos de páginas online, aplicativos para celulares (mobile apps) e elementos de design para outros canais inseridos na web, como as redes sociais.
Agora, pare para pensar no que você está fazendo neste instante. Além de ler este guia da Workana, provavelmente, você tem outros sites abertos no seu computador ou apps funcionando no seu celular. E talvez, depois de terminar a leitura, você tome a iniciativa de compartilhar este conteúdo com seus contatos nas mídias sociais, como Facebook, Instagram ou até mesmo no Whatsapp.
Então, boa parte dessa “magia” da Internet, que tornou muito mais fácil ter acesso a conteúdos valiosos e compartilhá-los com pessoas de qualquer lugar do mundo, está relacionada ao web design. Cada vez que você desfruta da sua experiência acessando um blog para se informar, fazendo uma compra numa loja virtual ou pedindo seu jantar num aplicativo de delivery, pode ter certeza que foi o trabalho de um web designer que, em boa medida, permitiu que sua navegação fosse agradável, intuitiva e segura.
Diferença entre Web Design e Design Gráfico
Estas são duas das áreas mais amplas dentro do Design e seus profissionais possuem tantas habilidades que, eventualmente, pode ser difícil reconhecer as diferenças entre design gráfico e web design. Para explicar muito brevemente, o design gráfico é o terreno visual do grande universo do Design.
Os designers gráficos se especializam na criação de imagens que cumprem uma determinada função. Por isso, podem compor e criar um leque quase infinito de peças ou elementos gráficos, tanto para meios físicos (offline) como para canais digitais (online).
De fato, podemos ver os frutos do trabalho de um designer gráfico em praticamente tudo que nos rodeia, desde as embalagens de alimentos e produtos que compramos, até na identidade visual das nossas marcas favoritas, o que inclui logos, imagens e vídeos publicados em suas redes sociais, campanhas de marketing para datas especiais, como Black Friday ou na festa de Natal, etc.
Então, qual é a diferença entre design gráfico e web design exatamente? Em primeiro lugar, quase tudo que um web designer faz se concentra no âmbito da web. Sua principal responsabilidade é criar ambientes virtuais com design e layout funcionais, que cumprem seu objetivo de maneira eficaz, oferecendo aos usuários uma experiência de qualidade, que lhes permite encontrar facilmente as respostas ou soluções que estão buscando.
Com a crescente migração do “mundo físico” ao digital, estas áreas estão em constante relação e sua simbiose é fundamental para o bom funcionamento de todos os ambientes e atividades inseridos na web. Afinal, os elementos gráficos criados pelos web designers cumprem um papel chave na qualidade da experiência dos usuários nas páginas online.
Saiba mais em: O que é Designer Gráfico?
O que faz um web designer?
Muita gente pensa que os web designers só se dedicam à criação de sites, mas esta é apenas uma de suas atividades. Estes profissionais podem aplicar seus conhecimentos para criar praticamente qualquer tipo de ambiente digital e de suas habilidades depende a gestão de todas as atividades realizadas através da Internet.
Vejamos alguns exemplos de páginas online que podem ser criadas por web designers:
- Páginas de sites ou blogs
- E-commerces ou Lojas virtuais
- Marketplaces
- Aplicativos para computadores (desktop) ou celulares (mobile apps)
- Landing pages
- Mecanismos de buscas
- Redes sociais
- Softwares online
Veja também: 8 perguntas que você deve fazer na hora de criar seu site
Principais habilidades de um web designer
Para criar estes ambientes na web, os web designers devem dominar linguagens de marcação ou estruturação de páginas, como o HTML, que permitem “traduzir” as informações do nosso idioma à linguagem dos computadores e dispositivos tecnológicos.
Também precisam utilizar os chamados códigos de estilo, como o CSS, para dar estilo (desculpem a redundância 😉 ) a estas informações escritas em códigos computacionais. É a combinação destes conhecimentos que nos permite compreender e assimilar com facilidade todos os conteúdos (textuais e audiovisuais) e os processos incorporados nos sites, apps e e-commerces que acessamos.
Como cada vez mais páginas web se desenvolvem através de sistemas de gerenciamento de conteúdos (CMS), como WordPress e frameworks como o Bootstrap ou Django, um bom web designer conhecerá seu funcionamento e se manterá atualizado com os novos plugins e ferramentas lançados no mercado. Isto também é válido para as plataformas de criação de e-commerce, como Magento, Prestashop, WooComerce, etc.
Além disso, para garantir que estas páginas cumpram seus objetivos e ofereçam uma ótima experiência aos usuários, um web designer precisa levar em consideração uma série de aspectos (nem todos visuais), como as cores, a tipografia, a arquitetura da informação e a disposição dos conteúdos, o posicionamento digital e o SEO, a navegabilidade web, a usabilidade e a acessibilidade, entre muitos outros.
Alguns web designers também atuam na criação de conteúdos para os meios digitais. Neste caso, também podem desenvolver habilidades de design gráfico, edição de imagens e vídeos, redação para sites, blogs ou publicações para redes sociais, entre outras.
Recomendado para você: 8 erros de usabilidade que você pode estar cometendo no seu e-commerce sem perceber
Para continuar aprendendo sobre Web Design:
Você já deve ter percebido que a área de Web Design é super ampla e está em constante desenvolvimento. Então, cada vez são mais diversificados os campos de ação e as habilidades de um web designer. Se quiser se aprofundar um pouco mais nestes conhecimentos, te oferecemos uma seleção de conteúdos valiosos. Confira:
- Design gráfico, UI Design, Design Visual/Web Design — qual a diferença? – De Tera em Medium
- Conheça 8 diretrizes para alcançar a excelência no design da Web, na usabilidade e na experiência do usuário – De Hubspot
- Estratégias de Web Design que Melhoram o Uso e Conversão – De Neil Patel
- Acessibilidade no Design de Interação: exemplos e recomendações – De André Grilo em Medium
- 22 Fantásticos Exemplos de eCommerce e Bom Design – De Hostinger
- 20 Melhores Cursos de Web Design Online em 2021 (Gratuitos e Pagos) – De Kinsta
- The Beginner’s Guide to Website Design Best Practices – De The Daily Egg
Como e onde contratar um web designer?
Os web designers podem trabalhar de forma fixa para empresas ou organizações, no clássico esquema da CLT. Também podem fazer parte da equipe de agências de marketing ou de soluções digitais. Porém, com o crescimento do trabalho remoto e freelancer, cada vez mais profissionais de web design optam por trabalhar de maneira independente.
O freelancing lhes dá flexibilidade para organizar sua rotina de trabalho e lhes permite selecionar os projetos dos quais realmente querem participar. Além disso, os web designers freelancers podem oferecer uma importante vantagem competitiva aos seus clientes, que é a flexibilidade na contratação de seus serviços.
Na Workana, qualquer pessoa, empresa ou organização pode contratar um web designer freelancer para um projeto específico ou por horas, sem precisar somar um custo fixo ao seu orçamento. Isto significa ter acesso aos melhores talentos do Design com o custo-benefício mais vantajoso e um esquema de trabalho 100% personalizado às suas necessidades.
Então, se você está precisando de ajuda para criar um site, e-commerce ou aplicativo, não deixe de conhecer nossos web designers freelance. E se preferir, publique gratuitamente seu projeto de Web Design para explicar o que você está buscando e receber as propostas dos freelancers interessados em trabalhar com você.
E para não ter dúvidas na hora de selecionar o profissional mais adequado às suas demandas, confira estas dicas: Como escolher o melhor designer freelancer na Workana para o seu projeto.
O que é Workana?
Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.