O que é a “Gamificação”?

A gamificação, ou gamification em inglês, é um termo recente que se refere ao uso de metodologias lúdicas ou de jogos nos campos educacional, digital e comercial, principalmente. 

A Gamificação pode ser definida como uma estratégia de “Aprender Jogando” e sem dúvidas, hoje em dia pode ser aplicada de forma ainda mais ampla e que se expandem para campos tão diversos como é o do Marketing Digital.

Alguns exemplos de gamificação podem ser vistas em aplicativos educacionais que ensinam às crianças conceitos de física ou de matemática por meio de jogos, mas também em estratégias comerciais como este jogo de desafios do Banco BBVA ou do Clube de Corredores da Nike+

O que é a gamificação no Marketing?

O uso de estratégias de gamificação por parte de empresas tem a finalidade de atrair mais audiência, educar as pessoas a respeito de seus produtos e serviços, incrementar a motivação de compra e fidelização dos clientes. Todo isso se conquista, vinculando uma situação positiva de jogo com a imagem da marca e da experiência do usuário (UX).

Mais informações em: O que é Experiência do usuário?

O advergaming e a gamificação no marketing são a mesma coisa?

Não, o advergaming (de advertising (propaganda) e gaming (jogando) é um termo que se refere a inclusão de publicidade nos jogos online e não devem ser confundidos com o processo lúdico, ainda que, às vezes, inevitavelmente aparecem juntas.

Quais são as vantagens de gamificar a estratégia digital de uma empresa?

Os jogos também podem ser considerados como conteúdos web interativos e igual a qualquer conteúdo, podem ser utilizados para alcançarmos os objetivos Inbound. Alguns dos principais objetivos da Gamificação no Marketing de Conteúdos são:

  • Atrair audiência: Os jogos e os aplicativos lúdicos são muito atrativos para um amplo setor do público digital que está em busca de entretenimento e informação.
  • Melhorar o SEO: Os jogos, além de incrementar o tráfego, podem aumentar o tempo de permanência em um site,  o que influi positivamente em seu posicionamento.
  • Aprendizagem: Uma das primeiras etapas do Inbound consiste em educar o público no que está relacionado com os produtos, serviços, filosofia ou valores de uma empresa. Os jogos são uma forma efetiva e rápida de conseguir conquistar este aprendizado de maneira não invasiva.
  • Motivação e engajamento: Mediante as recompensas ou incentivos, podemos envolver um público muito maior e motivar para que uma conversão seja concretizada. Por exemplo, um jogo em que o usuário ganhe um cupom de desconto ou uma amostra grátis.
  • Fidelização: Ao vincular a marca a uma experiência  agradável de jogo, as pessoas têm uma percepção mais positiva do produto ou serviço, o que aumentam as chances de fidelização.

Veja também: O que é o Inbound Marketing?

Aprenda mais sobre Gamificação

Atualmente existem centenas de exemplos excelentes e boas práticas no que se refere a Gamificação de Marketing e Conteúdos. Se você deseja se aprofundar no tema e encontrar boas ideias, dê uma olhada nos recursos adicionais que selecionamos para você.

Precisa de ajuda com a Gamificação de sua estratégia educacional ou comercial?

Se quer começar a explorar as vantagens de gamificar sua estratégia digital, mas não sabe por onde começar, na Workana você poderá encontrar centenas de freelancers especialistas em áreas relacionadas como a programação e criação de jogos, desenho de apps e estratégia de marketing.

Crie ainda hoje seu projeto e comece a receber propostas geniais para que a experiência de seus clientes e prospectos no mundo digital seja mais lúdica, entretida e eficiente.

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

freelancer

O que é um Freelancer?

O que é Flywheel?

O que é Interface do Usuário?