O que são os Backlinks?

backlinks - workana glosario

Um Backlink é simplesmente um link de um site que te leva a outro site. Quando um site possui muitos links entrantes, significa que existem muitos backlinks que apontam para ele a partir de outras páginas. Por exemplo, este é um Backlink para a fanpage da Workana no Facebook.

Para que servem os Backlinks?

A princípio, os Backlinks são ferramentas que facilitam a navegação dos internautas entre distintas páginas da internet, pois podem oferecer a possibilidade de ir para outros sites ou páginas através de um link, simplesmente clicando no texto destacado.

Mas em termos de SEO ou otimização para motores de busca, os backlinks são uma das formas que o buscador tem para comprovar a relevância e a autoridade de um site. Estes são fatores que incidem diretamente no posicionamento da SERP ou da página de resultados.

Falando de uma forma um pouco menos técnica, quanto mais Backlinks de qualidade tenha uma página, maiores serão as suas possibilidades de aparecer entre os primeiros resultados de busca.

Este artigo pode ser útil: O que é Link Juice?

Como funcionam os Backlinks?

Neste vídeo do Google é explicado em profundidade qual é a importância e o papel dos Backlinks entre os sites nos buscadores. O link que acabamos de utilizar pode ser identificado como tal durante a leitura porque tem um texto em destaque e leva diretamente a um conteúdo particular do canal do Google no YouTube ao dar um click  nele.

Assim como este artigo está linkado com o vídeo de Matt Cutts, muitas outras páginas da web incluíram uma referência a ela ou a inseriram como está em sua própria página, porque é um conteúdo de relevância, qualidade e autoridade. Quando dizemos “inserir como está”, queremos dizer o seguinte:

 Sendo assim, então geramos três exemplos de backlinks diferentes e em distintos formatos para este vídeo. Estes links vão ser somados na rede de links entrantes do site, que é bastante sólida.

De fato, se procurarmos no Google por “Como + pesquisar + funciona”, é o primeiro resultado de vídeo que aparece e o segundo resultado geral. Isso se deve em parte ao fato de que muitos Backlinks com os quais esta página conta garantem a ele uma pontuação alta no Page Rank.

Quais são os tipos de Backlinks?

Os Backlinks se classificam como “dofollow” e “nofollow”. Por defeito, todos os links que estejam integrados a um conteúdo sao “dofollow”, ou seja, que podem ser rastreados pelos robots ou spiders do Google e assim contribuir com o page rank do site ao qual são apontados. 

Os links com os atributos HTML “nofollow” permitem que os usuários naveguem entre sites diferentes, mas não são rastreados pelos robots, pelos quais não são levados em consideração para o page rank.

Entre as razões pelas quais queremos incluir o atributo “nofollow” em um link. Através do link conseguimos travar as táticas de spam em fóruns e comentários do blog. Por exemplo, se um fórum de perguntas e respostas tem a opção “nofollow” ativada nos links que os usuários colocam, isso impede as empresas de tornarem o Linkbuilding ilegítimo saturando os backlinks do seu site.

Mais informações em: O que é Linkbuilding?

Para saber mais sobre Backlinks

O Link Building é um dos pilares fundamentais do SEO, sendo assim é muito provável que você queira obter informações adicionais a respeito. Para se aprofundar no tema, revise esses Backlinks de recursos de qualidade que selecionamos para você:

Quem são os profissionais de Backlinking?

Os especialistas em Backlinking ou Linkbuilding normalmente são especialistas em SEO. Na Workana você pode encontrar centenas de profissionais que te ajudarão a construir uma rede de links de qualidade para sua estratégia de posicionamento.

Para saber mais sobre a contratação freelancer, te recomendamos: Como escolher o melhor freelance para o seu projeto?

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

Arduino - O que é, Como funciona e Para que serve - Workana glossario

O que é Arduino?

O que E HTML 5 - Workana Glossario

O que é HTML 5?

O que é Escrow?