O keyword stuffing está relacionado com a otimização de palavras chaves e é uma má prática de SEO (Black Hat SEO) que busca dar relevância a um termo usado excessivas vezes dentro de um mesmo texto.
Há alguns anos, o Keyword Stuffing dava resultado porque os robôs do Google não tinham como discriminar em detalhes a qualidade do conteúdo. E sendo assim, a quantidade de Keywords era por si só um critério de relevância.
Por que el Keyword Stuffing é uma má prática?
Atualmente, o algoritmo do Google é bastante sofisticado para detectar quando uma palavra é inserida de maneira natural no texto. Ou ao contrário: quando está inserida de forma excessivamente propositalmente quando, na realidade, não é necessária nem relevante.
Quando o Google detecta que um site está fazendo keyword Stuffing, aplica uma penalidade, o que significa perder posições no ranqueamento e ficar lá embaixo na lista de resultados de busca. Por que? Pela simples razão que o Keyword Stuffing deriva em textos cansativos e de difícil leitura para os usuários.
Este artigo será útil: O que é SEO?
Como detectar o Keyword Stuffing?
Não existem parâmetros que indiquem um número exato de vezes que devem se repetir ou a densidade ideal de um termo chave para que seja considerado que existe o keyword Stuffing.
Normalmente, se aceita que a densidade de palavras-chave não deve superar 4% do texto, mas também é certo que uma palavra ou suas variantes e sinônimos podem repetir-se várias vezes com liberdade e sempre que seja necessário e tenha relação com o texto.
Mesmo que as repetições não sejam muitas, se o Google perceber que são arbitrárias, poderá interpretar como uma má prática e, provavelmente, aplicará uma penalidade.
Como evitar o Keyword Stuffing?
É muito comum que os textos dos sites sejam escritos pensados na inserção das keywords selecionadas de acordo com o objetivo de cada página. Porém, o correto é escrever os conteúdos priorizando as necessidades do leitor, e não as palavras-chave que forneceremos ao mecanismo de pesquisa. Uma vez que o texto cumpra sua missão para o público, ele pode ser otimizado integrando palavras-chave em sites estratégicos.
Também é importante lembrar que o buscador não faz distinção entre os singulares e os plurais das keywords. Portanto, “loja de animais” e “lojas de animais”, por exemplo, são consideradas como as mesmas expressões.
Da mesma forma, os termos compostos que compartilham a mesma raiz também serão considerados como a mesma palavra, como por exemplo “envie flores” ou “enviar flores”.
Por outro lado, sinônimos como “comprar um carro” e “adquirir um automóvel” são consideradas palavras-chave diferentes.
Veja também: O que são as Long Tail keywords (palavras chaves de cauda longa)?
Para saber mais sobre Keyword Stuffing
O keyword stuffing é uma prática que pode afetar muito o posicionamento de um site, por isso é bastante importante conhecer a fundo o que é e como evitá-lo. Para que você possa se aprofundar no tema, selecionamos uma lista de recursos adicionais:
- Keyword Stuffing – o que é e como pode potencializar estratégias – Tiago Tessman
- Keyword stuffing: qual a densidade ideal de palavras-chave? – Gear SEO
- Como evitar erros de SEO simples no WordPress – Blog Apiki
- O que é Black Hat SEO e 10 técnicas que você não deve usar – Resultados Digitais
- The Dangers of SEO Keyword Stuffing – De Word Stream
- Don’t Let Keyword Stuffing Kill Your SEO. Here’s How to Avoid It – De Alexa
O que é Workana?
Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.