O que é Teste A/B ou A/B Testing?

ab testing - split test

No marketing digital, Teste A/B (ou A/B Testing) significa a criação de duas ou mais versões de um conteúdo web para determinar qual delas desempenha melhor os objetivos que foram desenhados.

Como ela é feita? De forma aleatória, mostra-se o conteúdo “A” para metade dos usuários e o conteúdo “B” para a outra metade. Logo, é possível medir e analisar os resultados de cada um deles em função de certas variáveis, como CTR, conversão, engajamento e/ou rebote.

Alguns conteúdos sobre os quais se podem realizar provas A/B são:

Veja também: Conheça Métricas que um profissional freelancer especialista em redes sociais deve avaliar em seu negócio.

Para que servem os testes A/B?

O Teste A/B possuem, dentro do marketing digital, a mesma função que qualquer metodologia experimental para melhorar os resultados de outras indústrias; só que precisa ser infinitamente mais fácil e econômico comparar o rendimento de duas versões de um website do que comparar produtos da indústria farmacêutica por exemplo.

As três funções principais dos testes A/B são:

  • Levantar informações valiosas sobre a preferência do usuário. A primeira meta do teste A/B é para averiguar o que os usuários preferem. Ou seja, que tipo de elemento ou mensagens os tornam mais propensos a dar um click no anúncio, converter mais leads, concretizar uma compra ou permanecer no site. Esta informação não serve somente para seguir melhorando o conteúdo sobre a qual fizemos a prova, mas também serve como guia para otimizar todos os conteúdos posteriores.
  • Incrementar a taxa de conversao. As provas A/B são uma das principais ferramentas do CRO (Conversion Rate Optimization – Otimização de taxa de Conversão) que refere-se a uma série de melhorias sistemáticas para que um conteúdo gere mais leads, inscrições, conversões, cliques, etc.
  • Melhorar a experiência do usuário. Finalmente, as provas A/B nos permitem seguir aperfeiçoando o conteúdo para que possamos oferecer aos nossos visitantes para que sua experiência do usuário seja cada vez mais personalizada e de acordo com as suas expectativas e necessidades.

Como fazer o Teste A/B

Softwares ou aplicativos para Teste A/B nos permitem criar conteúdos similares, que compartilham a mesma URL e o mesmo objetivo (mas que são diferentes entre si) e nos dirigir ao público com uma ou outra versão de maneira aleatória.

Os Testes A/B também possuem distintas variantes, dependendo do que seja necessário medir:

  1. Para comparar o rendimento de sites ou de landing pages completamente diferentes, será mais conveniente contar com duas URLs distintas e medir seu rendimento de maneira independente.
  2. Para comparar o rendimento de dois conteúdos ligeiramente distintos, é mais conveniente fazer o teste A/B com a mesma URL.
  3. Para identificar o impacto de cada uma das modificações que são realizadas em um conteúdo, é recomendável fazer um teste com multivariantes (MTV) que exiba e meça independentemente todas as alterações feitas em uma versão B, em vez de mostrá-las todas juntas. Sua configuração é um pouco mais complexa, mas produzem informações muito mais específicas.

A maioria das plataformas para criar webs e funis de vendas, como o WordPress e ClickFunnels, já possuem plugins de integração entre suas funcionalidades para tornar possível a realização de testes A/B sem a necessidade de ter que lidar com códigos de programação e nem desenho web, mediante interfaces mais intuitivas.

Este artigo será útil: O que é Interface do Usuário?

O que são as probabilidades do teste A/B?

É relativamente simples realizar provas A/B em um website, mas não é tão simples determinar porque fazer algumas mudanças ou agregar certos elementos irão otimizar seu rendimento.

As probabilidades A/B são as possíveis explicações do porque uma determinada mudança ou outra pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos. Em outras palavras, são os motivos que existe por trás, por exemplo, de uma mudança de cor em um CTA com o objetivo de aumentar a conversão.

As hipóteses nos testes A/B são muito importantes no CRO porque de outra forma, simplesmente faríamos um montão de provas aleatórias sem chegar a descobrir sequer uma informação sistemática que nos permita otimizar todos nossos conteúdos.

Também pode te interessar: O que é Marketing de Conteúdos?

Continue aprendendo

O Teste A/B é todo um universo do Marketing Digital e existe muito para se aprender a respeito. Na Workana selecionamos alguns recursos de aprendizagem especialmente completos e úteis:

Precisa de ajuda para fazer Teste A/B?

Para realizar Testes A/B efetivos é preciso a intervenção de especialistas com muita experiência em marketing digital. Na Workana você pode encontrar profissionais freelancers com este perfil em particular (ver especialistas em Marketing Online)

O que é Workana?

Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.

sem - search engine marketing

O que é SEM?

O que é Social Selling?

O que é Churn Rate?