Visual Thinking (pensamento visual) e graphic recording (gravação gráfica) são duas técnicas que andam de mãos dadas e que permitem documentar e sintetizar informações complexas de forma simples de compreender e lembrar.
Trata-se de uma estratégia que tem se tornado cada vez mais popular nos âmbitos empresariais e educacionais para transmitir ideias dinâmicas e encontrar soluções em equipe. Se quiser agilizar o avanço ou potencializar os resultados de reuniões, aulas, workshops, palestras, etc., você deve dar uma olhada nessa ferramenta.
Veja também: Metodologia ágil: nova forma de trabalhar com equipes flexíveis e objetivos comuns.
Visual Thinking
Nós, seres humanos, aprendemos a desenhar ideias e conceitos antes de aprendermos a escrevê-las e estruturá-las com uma gramática correta. Isto supõe que um dos nossos canais cognitivos mais eficientes é a imagem.
Anteriormente, pensava-se que os “desenhos” eram ferramentas didáticas próprias das crianças pequenas, mas hoje sabemos que recorrer a eles pode facilitar bastante a compreensão e expressão de ideias complexas entre os adultos. Por outro lado, está comprovado que o conteúdo web acompanhado de uma imagem ou vídeo experimenta até 100% mais engagement do que um sem.
O visual thinking consiste, justamente, em utilizar uma combinação de imagens, símbolos, sinais e palavras-chave que interajam para representar de maneira holística e compreensível uma determinada realidade. Esta técnica pode recorrer a infografias, animações, linhas do tempo, diagramas, esquemas mentais, etc.
Inclusive, vemos um exemplo disto nos famosos memes das redes sociais, já que normalmente trazem uma “mistura” engenhosa de imagem e texto que, em conjunto, criam um significado imediato e viral.
Te recomendamos: Pense em vídeo: tudo o que você precisa saber sobre vídeo marketing
A regra do 6×6 no visual thinking
Para poder comunicar um conceito, ideia ou processo através do visual thinking, é muito útil fazer primeiro as seguintes perguntas:
- O quê?: Qual o conceito, assunto ou ideia principal do que estou falando? Por exemplo, no esquema visual abaixo realizado pelos nossos especialistas da Workana, o tema é o “Home office saudável”. (em Espanhol)
- Quanto?: Refere-se às transformações experimentadas pelo “quê”. Isto é, como fazer com que o home office seja mais saudável.
- Por quê?: Quais são as vantagens do “quê”?
- Como, quando e onde?: São as estratégias e relações que utilizamos para conseguir o “quanto” desejado. Neste caso, um dos “comos” é a gestão do tempo.
Para que serve o visual thinking?
- Solucionar problemas
- Facilitar a compreensão de uma ideia
- Transmitir mensagens rápidas
- Criar conteúdo mais atrativo e eficiente
- Motivar o trabalho em equipe
- Exercitar a capacidade de síntese
- Fazer com que algo seja mais fácil de se lembrar
O que é Graphic Recording?
Significa “gravar”, em tempo real e em forma de esquema visual, a informação que está sendo transmitida em uma palestra, apresentação, reunião, ou qualquer contexto no qual seja necessário analisar, sintetizar, compreender e resolver. O resultado é uma espécie de infografia global de todas as ideias relevantes, como interagem umas com as outras, como pode-se alcançar os resultados desejados.
A tecnologia atual facilita muito a experimentação com muitas técnicas de graphic recording em tempo real.
Quem faz o graphic recording?
Qualquer pessoa com boas habilidades de comunicação e um mínimo de habilidade com o lápis pode se encarregar de fazer o graphic recording de uma sessão. Mesmo assim, é cada vez mais comum que em workshops e conferências se contrate um profissional, que no geral é um desenhista profissional.
Muitas vezes, se utiliza tecnologia especializada, como o digital sketching, que permite o graphic recorder ir desenhando em um tablet e até projetar as imagens em uma tela, em tempo real.
Nas empresas, é frequente que se recorra a alguém na área de criatividade ou design para que faça o graphic recording das reuniões ou dos planejamentos de projetos.
Este artigo também pode ser útil: Questão de imagem: a importância do design para sua empresa. O caso da Workana.
Para saber mais
Se você quiser se aprofundar no tema para começar a usar o visual thinking ou se tornar um graphic recorder, recomendamos os seguintes recursos para começar:
- Pensamento Visual em 2 minutos – De Kairos
- The Back Of The Napkin Book brief – De Dan Roam
- Como resolver problemas usando o pensamento visual – De Wish Planner
- Learning Graphic Facilitation: 7 Elements – De Bigger Picture
- Design thinking: como aplicar o pensamento visual na sua empresa – De Blog KWG
- A origem dos problemas de comunicação e soluções do Visual Thinking – De Loucomvc
- Digital Graphic Recording (explained analog) – De Benjamin Felis
- Visual Thinking 101 – De Sean Griffin
Na Workana, você também pode encontrar designers e desenhistas freelancers que podem te ajudar a desenvolver qualquer ideia que você queira transmitir em forma de esquemas mentais eficientes e dinâmicos.
Mais dicas sobre a contratação freelance aqui: Vai criar um projeto na Workana? Não se esqueça destas 10 dicas para ter uma melhor experiência
O que é Workana?
Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.