Um UX Designer ou Designer UX é um especialista na experiência do usuário, isto é, no conjunto de sensações e percepções provocadas pela interação com um objeto, situação ou marca. Este “objeto” pode ser um produto, um serviço, um web site, um aplicativo, uma experiência de compra ou até mesmo todo um relacionamento omnicanal com uma marca, que inclui tudo isso que mencionamos anteriormente, inclusive o serviço de pós-venda.
Sendo assim, a principal missão do UX Designer é encontrar a forma mais simples, eficaz e agradável de que um produto ou uma ferramenta cumpra suas funções, de acordo com as preferências e necessidades do usuário.
Todas as marcas que conseguiram se tornar parte do nosso estilo de vida nos oferecem uma experiência de usuário positiva e icônica. Pense em alguns apps de streaming que, logo após o uso, já fazem recomendações altamente personalizadas, ou em como é fácil e intuitivo utilizar certas marcas de tecnologia.
O “segredo” nem sempre está no fato de estes dispositivos e programas oferecerem conteúdos, benefícios ou funcionalidades exclusivas, mas sim no quão simples e satisfatório nos parece usá-los. O que os fazem ser parte do nosso dia a dia é, justamente, a experiência do usuário.
O que faz um UX Designer?
Primeiro, vamos esclarecer uma dúvida muito comum: o que é UX? Então, “UX” é, simplesmente, uma abreviatura do termo em inglês “User Experience”, que, em bom português, nada mais é que a experiência do usuário. Por isso, quando falamos de UX Designers, estamos nos referindo a profissionais especializados no design da experiência do usuário.
O design da experiência do usuário é uma tarefa bastante complexa, que inclui várias etapas, as quais vão desde a projeção da ferramenta ou do produto até a análise de como podem estar em constante melhoria. Para resumir o que um UX Designer faz, a seguir, listamos algumas de suas principais funções:
- Realizar pesquisas aprofundadas para conhecer detalhadamente as necessidades dos usuários e encontrar as maneiras mais simples e objetivas de satisfazê-las.
- Criar mapas de experiências do usuário e fluxos de trabalho, ou seja, propor as funcionalidades e informações cruciais que o produto deve ter.
- Criar experiências positivas para o usuário, que gerem valor agregado e ajudem a marca a fazer parte do seu estilo de vida.
- Desenvolver, testar e habilitar protótipos.
- Otimizar os padrões de interação que permitem obter mais conversões.
- Trabalhar em parceria com desenvolvedores, designers gráficos, redatores comerciais ou UX Writers, especialistas em marketing, analistas de dados, growth hackers, entre outros.
Recomendado para você: UX Writing, o poder da palavra na Experiência do Usuário
O que é UX Design (User experience)? E quais são as diferenças em relação ao UI Design (User interface)?
Estas áreas estão intimamente relacionadas e devem caminhar lado a lado para garantir a melhor experiência do usuário. Porém, a interface do usuário (UI) é o suporte vital através do qual um usuário interage com um programa ou uma máquina.
Por sua vez, a experiência do usuário (UX) abarca um panorama mais amplo, levando em consideração não apenas o uso intuitivo e o atrativo visual, mas também as funcionalidades e os gatilhos psicológicos mais adequados para cada “objeto”.
- No terreno da UI encontramos: Design visual, cores e tipografias, imagens, modelos e templates; experiência atrativa e significativa.
- No campo da UX encontramos: Design das interações, arquitetura da informação, pesquisa, usabilidade, experiência útil e relevante.
Vejamos um exemplo para entender melhor as diferenças entre UX Design e UI Design. Quando você abre seu aplicativo de delivery preferido, todas aquelas cores representativas e a disposição intuitiva dos elementos são frutos de um bom trabalho na interface do usuário (UI). Porém, a rapidez e a facilidade com as quais você consegue encontrar um restaurante aberto do seu tipo de comida favorita são possíveis graças às habilidades de um bom UX Designer.
Mais informações em: UI/UX, Design de Experiência e Interface
Como trabalhar como UX Designer?
Alguns conhecimentos são fundamentais para avaliar, reconhecer e satisfazer as necessidades do usuário, objetivos de negócio e as atuais limitações ou oportunidades técnicas, e a partir de tudo isso, criar o melhor design de experiência possível. Estes são os saberes e as habilidades cruciais para ter sucesso na carreira como UX Designer e, a seguir, te apresentamos os mais importantes:
- Design thinking e desenvolvimento de produto
- Usabilidade e acessibilidade
- Design gráfico e comunicação visual
- Arquitetura da informação e web design
- Branding
- Canais analógicos e digitais (omnicanal)
- Linguagens de programação e software
- Funcionalidades da web e APIs
- Psicologia do consumidor e psicologia da Gestalt
- Marketing digital e modelos de negócios
- Analítica, métricas e otimização
Além disso, algumas “soft skills” indispensáveis para um bom UX Designer são:
- Criatividade e não ter medo de pensar “fora da caixa”.
- Empatia e habilidade de comunicar
- Curiosidade e adaptabilidade
Este artigo pode ser útil: Experiências UX/UI: 5 ótimos exemplos para você se inspirar
Quanto ganha um UX Designer?
A renda de um UX Designer depende muito do tamanho e tipo de projetos dos quais participa, assim como de suas habilidades, experiência profissional e portfólio e do nível de especialização.
Às vezes, o UX Designer também será o web designer do projeto, outras, será a peça chave e coordenará a equipe de desenvolvedores, designers, redatores, especialistas em marketing e outros profissionais envolvidos no projeto. Sua capacidade de comunicar e entender os outros profissionais de sua área também influencia nas tarefas que pode desenvolver e em quanto pode cobrar por seu trabalho.
Em linhas gerais, a renda mensal de um UX Designer pode variar entre $900 e $2,000 dólares (USD).
Veja também: Como iniciar um negócio de web design lucrativo na sua casa
Para continuar aprendendo sobre UX Design
Para se aprofundar neste assunto, não deixe de conferir a seleção de conteúdos que preparamos para você:
- UX/UI Design: Vale a pena migrar em 2021? – De Editorial Aela.io (em Medium)
- UX design: conheça os primeiros passos para entrar na área – De Rock Content
- Soft skills de um UX Designer: principais habilidades comportamentais deste profissional – De Digital House
- 6 Maiores Erros de UX Design Cometidos pelos Desenvolvedores – De Designr
- 5 boas práticas de UX Design que seus usuários irão amar – De Rain Cake
- Conheça 8 diretrizes para alcançar a excelência no design da Web, na usabilidade e na experiência do usuário – De Hubspot
- What Does A UX Designer Actually Do? – De Career Foundry
- Move from Graphic Designer to UX Designer – De Skills Share
Precisa de ajuda em um projeto de User Experience? Veja como contratar um UX Designer:
Uma boa experiência do usuário pode te ajudar a conseguir mais conversões e fazer com que seus clientes fiquem muito mais felizes e satisfeitos com os seus produtos e serviços.
Na Workana, você pode encontrar um UX Designer que entenda perfeitamente suas necessidades, que já trabalhou em projetos semelhantes ao seu e que possui todas as habilidades e os conhecimentos que você está procurando.
Crie seu projeto agora e comece a receber propostas e orçamentos dos melhores freelancers especialistas no design da experiência do usuário. Lembre-se de revisar detalhadamente o perfil e o portfólio dos candidatos para fazer a melhor escolha.
E para não ter nenhuma dúvida neste processo, basta seguir estes conselhos: Vai criar um projeto na Workana? Não se esqueça destas 10 dicas para ter uma melhor experiência
O que é Workana?
Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.