Python é uma linguagem de programação interpretada multiparadigma e multiplataforma, de código aberto (ou seja, gratuita) e está entre as mais populares do mundo, porque combina o código visualmente elegante das linguagens de alto nível com o poder e a versatilidade das de menor nível.
Hoje em dia, a maioria das redes sociais, buscadores e sistemas/plataformas de streaming usam, em maior ou menor medida, Python.
Principais características de Python
Esta linguagem de programação foi criada na década de 80 por Guido Van Rossum, e algumas das suas características mais importantes são:
- É multiparadigma, ou seja, admite programação orientada a objetos, funcional ou imperativa
- Suporta extensões para outros paradigmas
- Formato de fácil leitura e bem organizado visualmente
- Possui uma grande biblioteca de módulos “padrão” (standard) para um amplo leque de tarefas e funções
- Seus módulos padronizados podem ser facilmente personalizados com linguagens de baixo nível como C e C ++
- É uma linguagem “interpretada”, ou seja, necessita de um programa intérprete para ser executada. Isto o torna um pouco mais lento do que as linguagens compiladas.
- Permite detectar e corrigir erros e referências cíclicas em tempo real, facilitando a programação.
- Por ser de código aberto, Python conta com uma forte comunidade de programação que o aperfeiçoa continuamente, criando novas bibliotecas e funcionalidades.
Veja também: Quais são as Linguagens de Programação mais populares?
Para que serve Python? Por que usá-lo na programação?
Esta linguagem é tão versátil e poderosa que foi escolhida por empresas do porte de Google, YouTube, Uber, Facebook, Reddit e Netflix. Seu principal objetivo é automatizar processos e algoritmos complexos com linhas de código simples e compatíveis com diferentes plataformas e sistemas operacionais.
Entre outras possibilidades, Python é muito útil para:
- Aprender a programar, pois oferece bases de programação muito sólidas, que facilitam e agilizam a aprendizagem de outras linguagens.
- Desenvolvimento de sites e funcionalidades web
- Criação de aplicativos para sistemas operacionais como Windows, Linux, Android ou IOS
- Sistemas de gestão e análise de Big Data
- Machine learning
- Videogames
Python também tem aplicações muito inovadoras em disciplinas como astrofísica, neurociência e bioinformática.
Mais informações úteis em: Como dar o primeiro passo para usar o BIG DATA com a ajuda de um freelancer
Python ou Java: qual é melhor?
Java é o maior “adversário” de Python no universo da programação. A principal diferença entre eles, que pesa a favor de Java, é que se trata de uma linguagem compilada, ou seja, não necessita de um programa para ser interpretado durante a execução, o que o torna mais rápido. Além disso, é mais fácil de depurar por usar uma tipagem estática.
Porém, em termos práticos, a diferença de velocidade não costuma ser um problema hoje em dia, já que os programadores têm muito mais capacidade de memória e módulos no hardware do que há trinta anos.
O fato de Python ser uma linguagem dinâmica oferece mais vantagens do que desvantagens. Embora a depuração possa ser mais difícil, o código é muito mais fácil de escrever e ler.
Conclusão… Não é que uma linguagem seja melhor que a outra, mas, dependendo das necessidades específicas de cada projeto e das preferências do programador, uma pode oferecer mais benefícios que a outra.
Recomendado para você: Como formar uma equipe de programadores freelancers?
Para continuar aprendendo:
Se quiser se aprofundar nas características e aplicações de Python, não deixe de conferir essa seleção de recursos que preparamos para você:
- Python para quem está começando – De Python Brasil
- Curso de Python online para iniciantes (grátis) – De Didática Tech
- Empresas que usam Python e 7 razões para aprender Python em 2021 – De Kenzie
- Python: Para que serve? Top 5 utilidades – De Harve
- Python no Marketing Digital: como usar programação na estratégia – De IDEAL Marketing
- The Ultimate Python Beginner’s Handbook – De Free Code Camp
- 42 Exciting Python Project Ideas & Topics for Beginners [2021] – De Upgrade blog
Precisa contratar um programador Python?
Na Workana, temos um Diretório de Programadores altamente especializados em diferentes linguagens de programação, inclusive programadores Python freelance. É só navegar nele para selecionar um profissional independente com as habilidades exatas que você está buscando em cada um dos seus projetos.
Mas, se você não é um especialista em criação de sites ou linguagens de programação, recomendamos criar um projeto na plataforma, detalhando as funcionalidades e recursos que você precisa, e deixar que nossos freelancers especialistas te expliquem que tipo de desenvolvimento mais se adapta à sua demanda.
Além disso, neste artigo, te contamos quais são as melhores técnicas para trabalhar com programadores independentes.
O que é Workana?
Convidamos você para conhecer a Workana, a maior plataforma freelance do Brasil. Desde 2012, nos esforçamos para continuar conectando empresas e empreendedores com os trabalhadores remotos das mais diversas especialidades.